Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Projeto oferece soluções em design de serviço para pequenos negócios durante a pandemia de Covid-19

Projeto oferece soluções em design de serviço para pequenos negócios durante a pandemia de Covid-19

06/04/2020 17:52

Proprietários de pequenos negócios, profissionais liberais e trabalhadores informais contam com uma ajuda para manter seus empreendimentos durante o período da quarentena. Trata-se do projeto "CoviDesign|UFRGS: Design de Serviços para Soluções de Atendimento com Distanciamento Social". Idealizada pelo professor Gilberto Consoni, do Departamento de Design e Expressão Gráfica da UFRGS, a iniciativa conta com a participação de alunos voluntários da graduação e da pós-graduação em Design. O objetivo do projeto, segundo Consoni, é “desenvolver alternativas de design a curtíssimo prazo para pequenos negócios garantirem a continuidade de suas atividades durante a necessidade do distanciamento social".

Com acesso público e gratuito, as soluções são publicadas diariamente na página do projeto no Facebook e no Instagram. As postagens começaram nesta segunda-feira, 6, com dicas a respeito de compra solidária. Na terça-feira, dia 7, serão divulgadas soluções de segurança para entregadores de tele-entrega e de marketing para posicionamento digital dos negócios.

A cada dia, uma nova alternativa de design será disponibilizada para ajudar esses profissionais a enfrentarem a dinâmica de distanciamento social causada pela pandemia de Covid-19. As soluções podem ser aplicadas em negócios de diferentes segmentos, mas o foco principal do projeto é atender profissionais liberais, informais, micro e pequenos empresários. “Consideramos que esses são os negócios mais vulneráveis por sua maioria não possuir acesso às agências de design e de publicidade, que normalmente desenvolvem essas práticas de design”, afirma o professor.

Consoni explica também que o design tem o objetivo principal de projetar metodicamente alternativas para a solução de problemas e que o design de serviços é a área responsável por projetar padrões para atender clientes do terceiro setor, por meio da organização e otimização de pessoas, infraestrutura e processos. A pandemia de Covid-19 causou rupturas nessa organização de processos, por isso, diz ele, “as alternativas de atendimento e de logística de entrega de produtos e serviços são urgentes para manutenção da atividade econômica mundial”.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000