Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Projeto sobre violência e populações vulneráveis é premiado pelo Ministério da Saúde

Projeto sobre violência e populações vulneráveis é premiado pelo Ministério da Saúde

Trabalho é desenvolvido de forma conjunta entre UFRGS, Instituto Federal do Rio Grande do Sul e Secretaria Estadual da Saúde
09/12/2019 12:35

O projeto “Contribuições para o aprimoramento da vigilância da violência interpessoal/autoprovocada contra populações vulneráveis no Rio Grande do Sul: o Sinan, a equidade em saúde e a intersetorialidade” foi reconhecido como uma das três experiências mais relevantes em epidemiologia e saúde pública no país. O trabalho conquistou o terceiro lugar na categoria Vigilância, prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis, das causas externas e ações de promoção da saúde na 16ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi). Além do reconhecimento, o projeto recebe o prêmio no valor de R$ 20 mil, que será usado na continuidade das pesquisas e das ações desenvolvidas. A premiação ocorreu na semana passada, em Brasília.

Desenvolvido desde 2017 em parceria entre UFRGS, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), o projeto trabalha a partir de dados de violência interpessoal e autoprovocada registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) no Rio Grande do Sul. Integram a equipe professores, pesquisadores e pós-graduandos da UFRGS e do IFRS e servidores da SES/RS. O trabalho é financiado pelo Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) e coordenado pelos professores da Escola de Enfermagem Daniel Canavese de Oliveira e do IFRS – Campus Restinga Maurício Polidoro.

Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no site do grupo de ensino-pesquisa-extensão Saúde, Ambiente e Desenvolvimento. No menu “Publicações”, é possível acessar um relatório sobre a situação da violência contra as populações vulneráveis do Sistema Único de Saúde (população negra, LGBT, indígena e em situação de rua).

Sobre a Expoepi - Reconhecida como um dos eventos mais importantes de vigilância em saúde do país, a Expoepi reúne gestores e profissionais que atuam em serviços de saúde do SUS, além de estudantes e interessados no tema. O evento reconhece e premia experiências bem-sucedidas na área da vigilância em saúde para inspirar outras iniciativas pelo país. Nesta edição, foram 1.185 projetos inscritos.

Com informações do Ministério da Saúde

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000