Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Projetos de estudantes da UFRGS vencem prêmio de Design

Projetos de estudantes da UFRGS vencem prêmio de Design

Idea Brasil 2013 premia trabalhos de alunos do curso de Design
07/10/2013 14:29

Recentemente, aconteceu no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, a premiação do Idea Brasil 2013. Na edição de 2013, na categoria estudante, o Curso de Design Universidade esteve recebeu três ouros, sendo dois destaques, uma prata e dois bronzes. O Brasil é o único país autorizado a promover uma versão do prêmio “Idea Awards” fora dos Estados Unidos, sendo a premiação uma grande vitrine para designers e empresas que desejam divulgar seus projetos.

Confira os projetos premiados.

Embalagem para protetor solar (DON) – Joana Buglione, Renata Ligabue e Stefani Monsú (orientação Profa. Priscila Zavadil) Detalhes:http://www.behance.net/gallery/DON/4634485 Don é uma linha completa de protetor solar desenvolvida com ênfase aos usuários masculinos. Através de suas características funcionais e estéticas, como praticidade, força e resistência, atende às necessidades do público-alvo. A linha é composta por uma embalagem econômica (250ml), uma embalagem portátil (50ml) e uma máquina de refil. Entre as características: fácil de usar, seguro para levar, instrutivo, atrativo e econômico. A Eco-friendly é a máquina de refil que oferece uma nova perspectiva no refil de produtos, evitando a produção de novas embalagens e reduzindo o gasto de material e o preço de venda do protetor solar, popularizando seu uso.

 

Extintor de incêndio domético (SafeHome) – Moises Hansen (orientação Prof. Fabio Pinto) Detalhes:http://www.behance.net/gallery/SafeHome-/6902635. SafeHome é um equipamento de segurança doméstico para o combate a princípios de incêndio. Projetado para ser utilizado por indivíduos a partir de 11 anos de idade, o produto é composto por um compacto extintor de incêndio portátil e um suporte para armazenar e dispor esse extintor fixado à parede ou em outras superfícies. Utiliza agente extintor de potássio, que combate fogos do tipo A, B e C.

Embalagem para lâmpadas (FLC Sustentável) – Guilherme Parolin e Fabrício Vaz (orientação Profa. Priscila Zavadil) *este trabalho também recebeu bronze na etapa internacional do prêmio nos Estados Unidos. Detalhes: http://www.behance.net/gallery/FLC-sustainable/1822749. Tendo em vista a presença de produtos tóxicos nos lâmpadas fluorescentes, a FLC propôs uma nova relação entre o consumidor e a embalagem da lâmpada, para facilitar a reciclagem desse produto.  As propriedades e as características da polpa de papel moldada garante a segurança do conteúdo.

 

Prata

Embalagem de pasta dental (Aruá) – João Pedro Fagundes e Marina Guthmann (orientação Profa. Priscila Zavadil) Detalhes:http://www.behance.net/gallery/Arua-Toothpaste-Redesign/7219051

Escovar os dentes não faz parte da rotina de grande parte dos brasileiros. Segundo estudos, isso pode estar atrelado aos altos custos que são necessários para manter a saúde bucal. Portanto, torna-se difícil para as classes menos favorecidas manter esse hábito. Levando em conta tais fatores sociais e econômicos do país, Aruá é um creme dental que tem como objetivo atingir as diversas esferas sociais da população brasileira, focando-se nas classes C e D.

Bronze

Linha Quem somos nós? – Joana Buglione, Mariana Ikuta e Natália Trarbach (orientação Profs. Fabiano Scherer e Jaire Passos) Detalhes:http://www.behance.net/gallery/Quem-Somos-Nos/7694869"Quem somos nós?" É um projeto que tem como objetivo desenvolver uma linha de produtos, a identidade visual e um estande com o tema "Brasil Etnias". O projeto foi concebido para crianças de 5 a 7 anos de idade e tem o objetivo de mostrar um pouco mais sobre as pessoas fundadores da cultura brasileira, a fim de instigar a reflexão de crianças sobre o fato de que somos o resultado da mistura de modo muitas culturas.

 

Transporte de crianças (Luki) – Stefan von der Heide Fernandes (orientação Prof. Eduardo Cardoso) Detalhes:http://www.behance.net/gallery/Luki-transporte-de-criancas/6702059O produto foi desenvolvido com a união de duas funcionalidades: um carrinho e uma cadeirinha de criança, que pode ser instalado em qualquer veículo, como táxi, ônibus, trem, avião, e qualquer outro meio de transporte.

 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000