Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias PROPG comunica liberação do orçamento de 2022 para pagamento de bolsas de pesquisa

PROPG comunica liberação do orçamento de 2022 para pagamento de bolsas de pesquisa

Para garantir o pagamento integral ao longo deste ano, orçamento da CAPES cresceu 27% em relação ao ano passado
28/01/2022 16:10

A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022 assegurou um aumento de 27% no orçamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), em relação à LOA de 2021. O total de recursos subiu de R$ 3,01 bilhões para R$ 3,8 bilhões. O acréscimo garante a continuidade de todas as ações da Coordenação. “Com o reforço do orçamento, zeramos o déficit, e o pagamento de bolsas de pós-graduação no país e o da educação básica está assegurado”, disse Cláudia Queda de Toledo, presidente da Capes. “É uma conquista maravilhosa no início de 2022 para a educação brasileira. Os bolsistas podem ficar tranquilos, pois o pagamento de todas as bolsas ao longo do ano está assegurado”, destacou a presidente.

De acordo com o pró-reitor de Pós-Graduação da UFRGS, professor Júlio Otávio Jardim Barcellos, a Capes é a principal agência financiadora da pós-graduação brasileira, sendo que a própria entidade estabelece as regras para a concessão de suas bolsas. “Como a UFRGS tem posicionamento de excelência na maioria de seus programas, vemos com muita satisfação a reposição orçamentária e o crescimento da disponibilidade de recursos. Isso vem ao encontro da valorização da pós-graduação. Pelo fato de nossos PPGs serem bem ranqueados, eles têm maior competividade frente às agências financiadoras. Sobretudo, para os 'mais jovens' – e a UFRGS constantemente cria novos programas – por não terem ainda grande pontuação, este acréscimo no orçamento é ainda mais importante, pois permitirá o seu crescimento. A notícia chega no momento que vários de nossos programas estão lançando novos editais de ingresso, o que certamente os tornará ainda mais atraentes aos estudantes”, avaliou o pró-reitor.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000