Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Psicólogo cognitivo apresenta sua pesquisa sobre senso de moralidade em bebês

Psicólogo cognitivo apresenta sua pesquisa sobre senso de moralidade em bebês

Em conferência no Hospital de Clínicas, Paul Bloom falou sobre seu novo livro “O que nos faz bons ou maus”
26/08/2014 12:41

O doutor em Psicologia Cognitiva e professor no Centro de Cognição Infantil da Universidade de Yale Paul Bloom realizou conferência no auditório José Baldi do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) nesta terça-feira, dia 26 de agosto. Na palestra, destinada a psiquiatras, psicólogos e estudantes do HCPA e da UFRGS, o pesquisador canadense apresentou a pesquisa relatada em seu livro “O que nos faz bons ou maus” [Just babies: The origins of good and evil], com lançamento este ano no Brasil. Na publicação, Bloom defende que bebês possuem capacidade de julgar a bondade e a maldade das ações dos demais.

Sua pesquisa sobre o senso moral em bebês adveio da questão sobre o que faz os humanos bons ou maus. Para ele, o ser humano e capaz desde muito cedo de fazer julgamento sobre os demais e a moralidade é uma capacidade do nível dos instintos. Os bebês são capazes de empatia e algum senso moral de equidade e de justiça. O reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto, presenciou a conferência. Recentemente, Netto, que é neurocientista, escreveu artigo sobre o tema para o jornal Zero Hora, no qual apresentava o pesquisador que veio a Porto Alegre para o Fronteiras do Pensamento.

Pesquisa empírica

Na apresentação, foi mostrada a percepção da diferença que bebês fazem dos comportamentos, separando bem de mal, a partir da reação diante de cenas com fantoches ou animações, o que é sinal de que a base moral tem uma base inata. Bloom mostrou vídeos de sua pesquisa empírica com bebês a partir de seis meses e respondeu às questões da plateia. Após a conferência, ele visitou o laboratório de psiquiatria molecular do HCPA.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000