Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Publicada a faixa horária de matrícula de calouros 2022/1

Publicada a faixa horária de matrícula de calouros 2022/1

Etapa será realizada entre 23 e 25 de maio via Portal do Candidato. Lista também contempla ingressantes aptos para a matrícula provisória
19/05/2022 12:09

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) divulgou, nesta quinta-feira, dia 19 de maio, a faixa horária da etapa de matrícula de calouros. Na lista, estão convocados ingressantes do Vestibular 2022, do SiSU 2021 e 2022 e dos Processos Seletivos 2021/1 e 2021/2. A matrícula será realizada de forma online, via Portal do Candidato, entre os dias 23 e 25 de maio, de acordo com o indicado individualmente. Aqueles candidatos que não estão com a análise de documentação concluída poderão realizar a matrícula provisória [veja as orientações no final deste texto]. Para os ingressantes do Processo Seletivo Específico Indígena, a etapa será nos dias 24 e 25 de maio, conforme a faixa horária que será divulgada dia 23.

Consulte a Faixa Horária de Matrícula 2022/1!

Como funciona

No dia e horário especificados, entre as 9h de 23 de maio e as 23h59 de 25 de maio, o calouro deverá acessar o Portal do Candidato e realizar a sua matrícula. Somente candidatos que constam na faixa horária estarão aptos a solicitar a matrícula no Portal do Candidato. Em caso de falta de indicação na faixa horária, o ingressante deve realizar contato pelo e-mail decordi@decordi.ufrgs.br, informando nome completo, curso, concurso e ano de realização do concurso para que seja verificado. Importante destacar que, antes de enviar o e-mail, o candidato deve verificar se seu curso prevê ingresso de calouros no primeiro semestre, pois o período de 23 a 25 de maio é destinado exclusivamente para matrícula de cursos que possuem ingresso de calouros no primeiro semestre de 2022 (2022/1).

Lista de cursos com ingresso no primeiro semestre

Antes de iniciar o procedimento de matrícula pelo Portal do Candidato, é importante ler o Tutorial de Matrícula e assistir ao vídeo sobre o processo. Caso o candidato esteja apto a fazer a matrícula no semestre letivo vigente em mais de um concurso (por exemplo, estar apto à matrícula tanto em vaga do Vestibular quanto do SiSU), deverá enviar apenas uma solicitação de matrícula, referente ao concurso/curso ao qual deseja ser vinculado.

Documentos necessários

Nesta etapa de matrícula, os ingressantes devem anexar digitalmente, em boa qualidade e com as informações legíveis (nos formatos PDF, PNG ou JPG e com, no máximo, 5 Mb), de acordo com o tipo de matrícula e o curso, os seguintes documentos:

  • Formulário de Matrícula do curso devidamente preenchido (obrigatório para todos os candidatos): o formulário pode ser preenchido digitalmente (não é necessário imprimir, preencher e digitalizar) e salvo no formato PDF, PNG ou JPG. Caso o formulário fornecido pela Comissão de Graduação esteja em formato .doc, após o preenchimento do formulário o candidato deverá convertê-lo para formato PDF, PNG ou JPG;
  • Declaração de Matrícula Provisória assinada eletronicamente (obrigatório para todos os candidatos de Matrícula Provisória): disponível no Portal do Candidato;
  • Para candidatos do curso de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) dos processos seletivos até 2021: Atestado de Capacidade Física com data, assinatura e carimbo do médico responsável pela emissão do atestado, independentemente de ser Matrícula Definitiva ou Matrícula Provisória. Para ingressantes dos processos de 2022, esse documento não é exigido.

Em caso de dúvidas na realização do processo de matrícula, os calouros devem fazer contato com a Comissão de Graduação (Comgrad) do curso em que ingressam.

Ao fim, será emitido o “Comprovante de Solicitação de Matrícula”, que permanecerá disponível no Portal do Candidato. É importante confirmar que esse documento seja emitido, pois é a garantia de que a solicitação de matrícula foi devidamente encaminhada para a Comgrad de seu curso. Alguns cursos realizam uma reunião com todos os calouros [consulte aqui].

Depois da realização do processo pelos ingressantes, a Comissão de Graduação do curso verificará se o candidato enviou a documentação obrigatória de matrícula e, em caso afirmativo, realizará o vínculo do candidato ao curso e a matrícula nas atividades de ensino/disciplinas indicadas no Formulário de Matrícula. O registro do vínculo e da matrícula será efetivado pela Comissão de Graduação até as 23h59 do dia 27 de maio, sexta-feira. Após essa etapa, o candidato poderá consultar o comprovante de matrícula, agora no Portal do Aluno, a partir de 30 de maio.

Informações gerais

Caso o candidato não consiga acessar o Portal do Candidato no dia e na hora indicados na faixa horária, será possível acessar o Portal do Candidato até as 23h59 do dia 25 de maio, sem nenhum prejuízo ao calouro. Basta finalizar o processo até esse prazo estabelecido. É importante não deixar para a última hora a fim de evitar transtornos, já que a não realização da Matrícula Definitiva no período destinado à matrícula de calouros de 2022/1 implicará perda de vaga.

Ingressantes que possuíam vínculo junto a outra Instituição Pública de Ensino Superior, no envio da documentação (primeira etapa de matrícula), têm o prazo de cinco dias úteis (depois da matrícula) para apresentarem, no Portal do Candidato, a documentação que comprove o fim do vínculo com o curso anterior.

Dúvidas não respondidas nos materiais de consulta podem ser sanadas pelo e-mail decordi@decordi.ufrgs.br. As aulas desse semestre letivo serão realizadas entre 13 de junho e 20 de outubro.

Matrícula Provisória

Para os casos em que as etapas de análise de documentação ou verificação não tenham sido finalizadas, será facultada a realização da Matrícula Provisória. Essa modalidade é opcional, e a não participação nesse momento de matrícula não implica perda de vaga, pois o candidato poderá optar por aguardar o término da análise de sua documentação de ingresso e realizar a Matrícula Definitiva, em caso de homologação/deferimento em todas as etapas de análise de ingresso, no próximo semestre letivo de ingresso regular de calouros no curso pretendido.

Se optar pela modalidade neste momento, o ingressante, ciente de sua condição, poderá frequentar as aulas junto com os demais calouros, devendo preencher eletronicamente o formulário que indica a matrícula desses ingressantes, já que a modalidade provisória não é garantia de vaga, devendo o candidato continuar as etapas de análise de documentos, com a possibilidade de ser desligado em caso de não cumprimento das exigências de ingresso.

Veja as principais perguntas e respostas sobre a matrícula provisória.

Instruções e documentos

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000