Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Publicados editais de chamamentos para vagas remanescentes do Vestibular e do SiSU

Publicados editais de chamamentos para vagas remanescentes do Vestibular e do SiSU

Candidato precisa ficar atento ao semestre de início na vaga de lotação. O prazo de envio de documentos é de 7 a 13 de novembro
06/11/2019 17:19

Novos chamamentos para ocupação de vagas em cursos de graduação foram divulgados nesta quarta-feira, dia 6 de novembro, pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Estão publicadas as listas de 34º e 35º chamamentos de vagas remanescentes do Concurso Vestibular 2019 e de 32º e 33º chamamentos do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019.

 

O prazo de envio, pelo Portal do Candidatode toda a documentação necessária para a comprovação dos requisitos para o preenchimento da vaga, seja a documentação acadêmica ou a documentação das ações afirmativas, é das 9h do dia 7 de novembro, quinta-feira, às 23h59 do dia 13 de novembro, quarta-feira. O não envio de documentação pelo Portal dentro do prazo leva à perda da vaga. Conforme o cronograma, a nova data de chamamentos, em caso de vagas remanescentes, é 18 de novembro.

 

Confira os editais:

34º chamamento do Vestibular (vagas remanescentes de 2019/1)
35º chamamento do Vestibular (vagas remanescentes de 2019/2)
32º chamamento de vagas remanescentes do Vestibular (vagas remanescentes de 2019/1)
33º chamamento de vagas remanescentes do Sisu (vagas remanescentes de 2019/2)

 

Atenção: os candidatos precisam consultar nos editais o semestre de início das aulas (2020/1 ou 2020/2)!

Verificação étnico-racial
A próxima lista das sessões de aferição da autodeclaração étnico-racial será divulgada em 26 de novembro para sessões previstas para os dias 11, 12 e 13 de novembro. Candidatos que ingressaram pelo SiSU ou pelo Vestibular 2019 nas modalidades L2, L4/L6, L10 e L14 precisam estar atentos às convocações que devem ser consultadas no site ufrgs.br/verificacaoautodeclaracao, observando os seguintes passos: primeiro, marcar o sistema de seleção de ingresso e, após, buscar pelo nome no campo ‘Pesquisar’. Nesse site estarão dia, horário e local para comparecimento.

 

Os candidatos L2 e L4/L6 só constarão nas Listagens de Convocação após encerrado o prazo de envio da documentação do edital em que foram chamados. Já os candidatos L10 e L14 só terão seus nomes nas Listagens de Convocação após terem homologada sua documentação que comprova a condição de pessoa com deficiência.

 

Como enviar os documentos

Os documentos obrigatórios para todos os candidatos são: histórico escolar, certificado de conclusão do Ensino Médio e documento de identificação. Além disso, no próprio portal, devem preencher devidamente a Declaração de Ocupação de Vaga de Graduação em Instituição Pública de Ensino Superior.

 

Além desses documentos obrigatórios a todos os candidatos, os ingressantes que foram classificados pelo Programa de Ações Afirmativas (L1, L2, L3/L5, L4/L6, L9, L10, L13 e L14) devem enviar a documentação referente à sua modalidade de ingresso. A PROGRAD reforça que os candidatos com necessidade de comprovação de renda precisam apresentar os comprovantes dos períodos estabelecidos em edital: Vestibular 2019 - de julho a setembro de 2018 - e SiSU 2019 – de outubro a dezembro de 2018. As informações específicas para cada modalidade podem ser consultadas no item 12 do Manual do Candidato e no item 9 do Edital.

 

As instruções relativas ao envio dos documentos (formato dos arquivos, tamanho máximo, navegadores recomendados para acesso ao Portal, etc.) estão disponíveis no Manual do Candidato do Vestibular, no Edital do SiSUneste link. No próprio Portal do Candidato há um tutorial explicativo dos processos. Para acessar o Portal do Candidato, os candidatos via SiSU devem, respeitando o período estabelecido, solicitar o primeiro acesso e criar a senha de acesso.

 

Consulte o Edital do SiSU e o Manual do Candidato do Vestibular, além do Portal Ingresso.

Para facilitar o processo de matrícula, foram preparados vários materiais explicativos das principais dúvidas dos ingressantes. É importante ler com bastante atenção:

 

Documentação Acadêmica é para todos os candidatos?

Como fazer o envio da documentação?
Como comprovar que cursou Ensino Médio em Escola Pública?
Como é a matrícula de calouro 2019 que possui vínculo de graduação com a UFRGS?
O que é Registrato e como obter este documento?
Como funciona a ocupação das vagas de graduação?
Como é feita a comprovação de renda? Como é formado o grupo familiar?
O que os classificados em vagas destinadas a pessoas com deficiência precisam fazer?
Qual o procedimento para os classificados nas vagas reservadas por critérios étnico-raciais?
Quais os casos específicos previstos e como proceder na matrícula?
O que fazer depois de enviar corretamente os documentos pelo Portal?
Como funcionam os recursos da avaliação de documentos?

 

Após a leitura dos materiais informativos, caso ainda haja alguma questão, é possível enviar e-mail para ingresso@ufrgs.br.

 

#CarimbeSuaVaga

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000