Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Publicado novo edital de chamamento do curso de Biologia Marinha

Publicado novo edital de chamamento do curso de Biologia Marinha

Envio de toda a documentação deve ser realizado pelo Portal do Candidato entre 14 e 20 de fevereiro
13/02/2020 12:57

A Pró-Reitoria de Graduação publicou o terceiro edital de chamamento de vagas remanescentes do processo seletivo específico 2020 de Ciências Biológicas: Ênfases em Biologia Marinha e Costeira e em Gestão Ambiental Marinha e Costeira (Biomar). Quem está convocado deve acessar o Portal do Candidato e enviar toda a documentação exigida na modalidade de ingresso, entre as 9h desta sexta-feira, dia 14 de fevereiro, e as 23h59 do dia 20 de fevereiro, quinta-feira. O envio de documentos é feito exclusivamente por via online.

documentação acadêmica básica é: Certificado de Conclusão do Ensino Médio; Histórico Escolar completo do Ensino Médio; e Documento de identificação atualizado; além do preenchimento digital da Declaração de ocupação ou não ocupação de outra vaga em curso de graduação de Instituição Pública de Ensino Superior. Os candidatos aprovados que estejam terminando o Ensino Médio em 2019 e que não tenham o certificado de conclusão e/ou o histórico escolar devem encaminhar a Declaração Provisória sobre Conclusão do Ensino Médio preenchida e assinada pela instituição de ensino. Como se trata de um documento provisório, o candidato deverá encaminhar posteriormente a versão definitiva em prazo informado pela Comissão de Ingresso.

Além disso, quem estiver classificado nas vagas de Ações Afirmativas (L1, L2, L3, L4, L9, L10, L13, L14) deve postar toda a documentação relativa à modalidade de ingresso. Os documentos específicos para cada modalidade estão descritos no Edital e no Manual do Candidato do Biomar.

A documentação deve ser enviada em arquivos nos formatos .pdf, .jpg ou .jpeg, com boa qualidade (ou seja, sem cortes, rasuras ou emendas), com todas as informações legíveis e com tamanho máximo de 5MBO não envio de todos os documentos necessários implica renúncia à vaga.

Como esclarecer dúvidas – Os candidatos devem ler atentamente todo o Edital no Manual do Candidato do Biomar. O Portal Ingresso também esclarece dúvidas frequentes dos ingressantes sobre temas como matrícula, documentos necessários, comprovação de renda, comprovação da condição de pessoa com deficiência, entre outros. Outra possibilidade é comparecer presencialmente ao Atendimento do Ingresso na Graduação, localizado no Anexo I da Reitoria, no Campus Centro. Com o horário especial da UFRGS, o atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Informações também podem ser obtidas por contato pelo telefone (51) 3308-4800 e pelo e-mail ingresso@ufrgs.br.

Matrícula presencial - Após o envio dos documentos, os candidatos precisam acompanhar o andamento da análise pelo Portal do Candidato. Para os ingressantes no primeiro semestre, a matrícula presencial será entre os dias 2 e 4 de março, de acordo com faixa horária prevista para ser publicada até o dia 28 de fevereiro. As aulas começam no dia 5 de março e serão no Centro de Estudos Costeiros Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), no município de lmbé, e no Campus Litoral Norte da UFRGS, em Tramandaí.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000