Você está aqui: Página Inicial Notícias Ranking aponta startup incubada na UFRGS como a mais atraente na categoria “Energia”

Ranking aponta startup incubada na UFRGS como a mais atraente na categoria “Energia”

Vinculada à Incubadora Tecnológica Hestia, a empresa Prosumir desenvolve turbinas voltadas ao aproveitamento energético
03/05/2017 17:11

O Ranking 100 Open Startups Brasil 2017 listou a empresa Prosumir como o novo negócio mais atraente para o mercado na categoria “Energia”. Incubada pela Hestia, incubadora tecnológica vinculada à Escola de Engenharia e ao Instituto de Física, a startup recebeu o 16º lugar na colocação geral.

O ranking é resultado de um processo anual que envolve a avaliação de especialistas do mercado, como aceleradoras, investidores e grandes empresas. O processo inclui etapas online e presenciais e avalia o interesse das grandes empresas nos empreendimentos, as negociações em andamento e as parcerias realizadas. Das 2.834 startups inscritas, foram escolhidas as 100 que apresentaram melhor desempenho no período de um ano, divididas em dez categorias.

A Prosumir é uma empresa que atua no mercado de aproveitamento energético, oferecendo soluções com equipamentos inovadores para geração de energia, cogeração e eficiência energética. Entre os seus principais produtos, estão turbinas que convertem uma parcela de energia térmica que seria dissipada nas tubulações de grandes instalações em energia elétrica.

Em entrevista para o UFRGS Ciência, o idealizador da empresa e doutorando em Engenharia Mecânica na UFRGS, Julio Vieira, comentou que mais de R$ 10 bilhões são perdidos anualmente no Brasil com o não aproveitamento dessas fontes energéticas. Segundo ele, se todos os pequenos focos de desperdício fossem aproveitados, somente a eletricidade produzida por eles poderia sustentar todo o consumo do Rio Grande do Sul.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000