Você está aqui: Página Inicial Notícias Reitor da PUCRS visita UFRGS

Reitor da PUCRS visita UFRGS

Reunião dos reitores das universidades pautou projetos de interação entre instituições
18/01/2017 16:43

Galeria de imagens

O reitor da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS) Evilázio Teixeira fez hoje sua primeira visita à UFRGS, desde que assumiu o cargo em dezembro. A reunião com o reitor Rui Vicente Oppermann teve como tema parcerias entre as duas instituições e os desafios das novas gestões.

Em novembro, UFRGS e PUCRS foram selecionadas para sediar o primeiro Centro de Estudos Alemães e Europeus da América Latina, órgão financiado pelo governo alemão. A agenda do Centro para este ano, conforme explanação dos reitores, está em construção, e a expectativa é que sejam desenvolvidas várias atividades, especialmente aquelas que extrapolam os muros da academia.

O encontro também teve como pauta a UNITV, canal universitário exibido na televisão a cabo NET (Canal 15), mantido pelas duas instituições. Criado em 1998, a partir de um consórcio entre universidades, a administração do canal esteve a cargo da PUC e, atualmente, a central geradora encontra-se no prédio da Rádio da Universidade (Campus Centro da UFRGS).

Rui Vicente Oppermann afirmou que a sua gestão trata a comunicação como estratégica para a formação dos estudantes da área, mas também para a relação da UFRGS com a sociedade. “Não podemos abrir mão de ter esses canais efetivos de comunicação, perder essa capacidade de dialogar com a população é deixar de perceber a função e o caráter público da universidade”, disse Oppermann. Nesse sentido, o secretário de Comunicação da UFRGS André Iribure alertou para o papel desenvolvido pelos veículos universitários de produzir conteúdos diferentes dos que são veiculados pelos canais comerciais, resguardando a diversidade na programação e a identidade dos públicos locais e regionais. A vice-reitora Jane Tutikian pontuou a necessidade de pensar o Canal em termos de futuro, tendo em vista que as gestões das universidades envolvidas são novas.

Segundo o vice-reitor da PUCRS Jaderson Costa da Costa e a pró-reitora acadêmica Mágda Rodrigues da Cunha, a universidade também busca preservar esses princípios, mas que é necessário reavaliar a estrutura UNITV. Na mesma direção, o reitor Evilázio Teixeira reconheceu que é necessário aprofundar o debate sobre tema e propôs a instalação de um grupo de trabalho, com prazo de três meses, para discutir possibilidades de reestruturação da UNITV, de modo a embasar as decisões das universidades sobre o canal.

Estiveram presentes à reunião, pela UFRGS, os pró-reitores de Pesquisa Luis da Cunha Lamb e de Pós-Graduação Celso Giannetti Loureiro Chaves, o secretário de Desenvolvimento Tecnológico José Luis Duarte Ribeiro, a vice-pró-reitora de Graduação Andréa Benites e a vice-secretária de Comunicação Édina Rocha.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000