Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Reitor da Universidade Estadual de Alagoas visita a Reitoria da UFRGS

Reitor da Universidade Estadual de Alagoas visita a Reitoria da UFRGS

Uneal e UFRGS possuem um Doutorado Interinstitucional em Educação; parceria foi o tema da reunião, realizada no Salão Nobre
08/11/2018 10:46

Na manhã desta quinta-feira, 8, o reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Odilon Máximo de Moraes, foi recebido pelo reitor Rui Vicente Oppermann. A pauta da reunião foi o Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Educação promovido pelas duas instituições.

A coordenadora do DINTER e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS (PPGEDU), Fabiana Marcello, explica que a atividade teve início em janeiro de 2017 e, desde julho do mesmo ano, os 17 alunos – todos professores da Uneal – estão cursando o doutorado em Porto Alegre. Em fevereiro de 2019, após a defesa dos projetos de tese, os discentes retornam a Alagoas e continuam trabalhando nos projetos. A previsão de término do curso é 2022. Fabiana destaca a demanda de outras instituições pelos DINTER: “A Uneal foi selecionada dentre outras cinco instituições de ensino superior, que, na época, demonstraram interesse em estabelecer essa parceria com a UFRGS”, afirma.

Um dos docentes da Uneal que estão cursando o DINTER, Wellington da Silva ressaltou que a experiência permite construir não só conhecimento acadêmico, mas também criar redes de integração entre os pesquisadores. “É uma oportunidade de sair do nosso Estado e ver outros ‘Brasis’”, declarou.

O reitor da Uneal destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento da Universidade, criada em 2006. “Por sermos uma universidade jovem, temos muitos desafios e o DINTER é uma possibilidade de consolidar projetos e, futuramente, ofertarmos cursos de mestrado e doutorado”, comentou. Moraes explica que a Uneal está localizada no Agreste de Alagoas, região cuja economia é voltada à agricultura familiar, e que a instituição busca desenvolver essa potencialidade.

O reitor Oppermann saudou a ação e declarou que o DINTER é uma estratégia importante de superação das simetrias entre as instituições. “É uma experiência muito rica e uma via de mão dupla, pois o benefício é mútuo”, afirmou. “Nesse cenário de fragilização do ensino superior, devemos fortalecer nossas parcerias”, concluiu.

Também estiveram presentes à reunião a pró-reitora de Pesquisa e de Pós-Graduação da Uneal, Ariane Loudemila Silva; o pró-reitor de Pós-Graduação da UFRGS, Celso Loureiro Chaves; o coordenador do PPGEDU, Luis Henrique Sacchi dos Santos; e o chefe de gabinete, João Roberto Braga de Mello.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000