Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Reitor do IFRS é recebido na UFRGS

Reitor do IFRS é recebido na UFRGS

Recentemente empossado, Júlio Heck visitou a UFRGS nesta manhã
03/08/2018 10:02

O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Júlio Xandro Heck esteve hoje na UFRGS para sua primeira visita oficial à instituição após ser empossado em maio. O reitor Rui Vicente Oppermann cumprimentou o dirigente do Instituto pela eleição e abordou possibilidades de parcerias entre as instituições.

Segundo Oppermann, está em elaboração pela UFRGS e a prefeitura de Farroupilha, na Serra Gaúcha, a construção de um escritório de inovação, para fomentar o desenvolvimento tecnológico na região. Heck se mostrou interessado em participar do projeto, lembrando que o IFRS, que tem sede em Bento Gonçalves, possui um campus em Farroupilha, sendo uma das unidades mais tecnológicas do Instituto. Oppermann frisou que nesse momento a Universidade está focada em realizar pequenas iniciativas de grande intensidade.

Outro tema abordado na conversa foram os cortes orçamentários, que podem se acentuar ainda mais no próximo ano. As universidades e institutos vivem um período de escassez de recursos, situação mais delicada para a Rede de Institutos, pois são mais novas e estavam em pleno período de expansão. Segundo informações preliminares das secretarias do Ministério da Educação o orçamento para 2019 será inferior ao de 2018 em várias áreas de despesas. Nesse sentido, Oppermann disse que é o momento de todas as IFs fazerem uma ação política conjunta no sentido de se posicionar contra possíveis vetos presidenciais a emendas que garantem recursos para a Educação Federal. Heck contou que os três IFs do Rio Grande do Sul, recentemente, conseguiram suspender o andamento de uma proposta que alterava as vinculações dos campi entre os Institutos, sem levar em conta o histórico das unidades.

Júlio Heck teve sua formação em nível de mestrado (Microbiologia Agrícola e do Ambiente) e doutorado (Biologia Celular e Molecular) pela UFRGS, onde tomou posse como professor da então Escola Técnica em 2007. Desde 2008, com a vinculação da Escola ao então recém-criado IFRS, o professor atua naquela instituição.

Estiveram presentes ao encontro a vice-reitora Jane Fraga Tutikian, os pró-reitores de Graduação, Vladimir Pinheiro do Nascimento, de Pesquisa, Luis da Cunha Lamb, de Pós-Graduação Celso Loureiro Chaves, a vice-pró-reitora de Extensão Cláudia Porcellis Aristimunha, o chefe de gabinete João Braga de Mello e o assessor Interinstitucional Pantelis Rados.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000