Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Reitor participa de encontro internacional de reitores

Reitor participa de encontro internacional de reitores

21/05/2018 15:49

O reitor Rui Vicente Oppermann participa do IV Encontro Internacional de Reitores, que ocorre de 21 a 22 de maio em Salamanca, na Espanha. Durante os dois dias, mais de 700 reitores e representantes acadêmicos de 26 países debaterão o tema Universidade, Sociedade e Futuro divididos em três eixos principais: 'Formar e aprender em um mundo digital'; 'Investigar na universidade, um paradigma em revisão?'; e 'A contribuição da universidade para o desenvolvimento social e territorial’.

Durante o encontro, o reitor da UFRGS participou do debate de hoje, dia 21, Ciência aberta e interconectada: bibliotecas, publicações, projetos internacionais, plataformas digitais, redes e licenças. A discussão centrou-se na revisão das competências e do reconhecimento profissional do capital humano (professores e pesquisadores), dos fundamentos legislativos, dos planos nacionais e das políticas científicas, das medidas legislativas e financeiras na ação dos governos (nas áreas de economia, indústria e competitividade) e da participação das empresas.

Também pela Universidade, o professor e ex-reitor Carlos Alexandre Netto integrou, nesta segunda-feira, a mesa A P+D+i no horizonte 2030: talento, responsabilidade ética e tecnologias disruptivas. Este seminário abordou a realidade atual e futura dos sistemas de inovação a partir de uma perspectiva tripla: a responsabilidade e a integridade acadêmica e ética da produção científica e tecnológica, a atração e a fidelização do talento nos recursos humanos universitários para sustentar a P&D+i, e a presença das tecnologias disruptivas na universidade.

As discussões do IV Encontro Internacional de Reitores resultarão na publicação da Carta de Salamanca, que incluem as principais conclusões e propostas para ajudar a construção da universidade do futuro e sua missão como motor de progresso e desenvolvimento social do século XXI.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000