Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Reitor recebe deputada federal Maria do Rosário

Reitor recebe deputada federal Maria do Rosário

Emenda parlamentar destinada à UFRGS e projetos de lei da deputada estiveram entre as pautas da reunião
22/04/2019 11:18

O reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann, e a vice-reitora, Jane Tutikian, receberam na manhã desta segunda-feira, 22, a deputada federal Maria do Rosário. A deputada entregou o ofício da emenda parlamentar ao Orçamento da União que destinou R$ 250.000,00 para reestruturação e modernização da Universidade.

Maria do Rosário também apresentou aos dirigentes dois projetos de lei de sua autoria: o PL 255/2019, que regulamenta o processo de escolha dos dirigentes de instituições federais de ensino superior e acaba com a lista tríplice, e o PLP 8/2019, que determina que os recursos destinados, no Orçamento da União, para as universidades e institutos federais não sejam objeto de limitação de empenho e movimentação financeira. Ao receber os dois projetos, o reitor ressaltou que as Universidades têm que ter autonomia para eleger seus dirigentes e decidir como essa escolha será feita.

Outro ponto abordado na reunião foi uma possível articulação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para reverter os cortes de orçamento do Ministério da Educação. Para o reitor, se esses cortes forem mantidos, “a Universidade estará impossibilitada de custear suas atividades”. Também participou da reunião, realizada no Salão Nobre da Reitoria, o chefe de gabinete, João Roberto Braga de Mello.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000