Você está aqui: Página Inicial Notícias Reitor recebe visita de professor da Universidade da Salamanca

Reitor recebe visita de professor da Universidade da Salamanca

30/08/2017 12:08

O ex-reitor da Universidade da Salamanca (Espanha) professor Ignácio Berdugo foi recebido na manhã de hoje pelo reitor Rui Vicente Oppermann. Na sessão, que teve a presença do ex-reitor da UFRGS Carlos Alexandre Netto e do secretário de Relações Internacionais, Nicolas Maillard, foram discutidas possibilidade de ampliação das trocas acadêmicas entre as universidades. Os modelos de mobilidade estudantil e de docentes implementados por organismos de financiamentos foram um dos assuntos comentados.

O ex-reitor da universidade espanhola convidou os presentes para participarem do IV encontro mundial de reitores do programa de mobilidade da Rede Universia, à qual a UFRGS é filiada. O evento ocorre nos dias 21 e 22 de maio de 2018 e marca a comemoração dos 800 anos da Universidade de Salamanca. As atividades ocorrerão nos prédios históricos daquela instituição, edificações que datam do século XV. Salamanca é uma cidade universitária, de 150 mil habitantes, e possui comodidades para receber eventos desse tipo, como a rede de hotéis próxima aos locais do evento, podendo ser percorrida a pé.

Outro assunto comentado no encontro foi um futuro acordo envolvendo o Centro de Estudos Brasileiros da Universidade da Salamanca e o Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA/UFRGS) para intercâmbio mútuo de pesquisadores e alunos. O projeto ainda está em fase inicial, mas tem interesse de ambas as instituições.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000