Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Reitoria recebe DCE e centros acadêmicos para debate sobre segurança

Reitoria recebe DCE e centros acadêmicos para debate sobre segurança

21/12/2017 17:35

Atendendo à solicitação das representações discentes, o reitor Rui Vicente Oppermann e a vice-reitora Jane Tutikian receberam em reunião no Plenarinho da Reitoria na tarde desta quinta-feira, 21, um grupo de estudantes que apresentou um conjunto de reivindicações relativas a medidas de segurança nos campi e no entorno da UFRGS. Representando o DCE e centros acadêmicos dos cursos, os alunos apresentaram à Administração Central as demandas surgidas no 7º Congresso dos Estudantes da UFRGS (CONEUFRGS), ocorrido em 9 e 10 de dezembro, e as preocupações com segurança que levaram ao lançamento da campanha “Quero estudar sem medo”.

O encontro propiciou um amplo debate sobre medidas já adotadas pela Universidade para coibir os assaltos, entre elas a implantação da Central de Videomonitoramento, e sobre novas iniciativas que poderão ser viabilizadas. Participaram também do debate a pró-reitora de Assuntos Estudantis Suzi Camey e convidados da Secretaria de Comunicação, da Superintendência de Infraestrutura e da Coordenadoria de Segurança, além do chefe de Gabinete João Roberto Braga de Mello. Uma das importantes decisões tomadas no encontro foi a composição imediata de um comitê com representantes da comunidade universitária para avaliar as medidas atuais e estudar outras ações que promovam mais segurança na UFRGS e nos entornos.

O reitor disse que “a ideia de criar uma instância permanente de interlocução sobre segurança é muito bem-vinda”, e que o tema apresenta desafios comuns à Administração Central e aos demais integrantes da comunidade universitária. Oppermann apoiou a criação de um comitê para este tema e salientou a importância do envolvimento da comunidade para abordar esta questão.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000