Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Representantes da UFRGS reúnem-se com integrantes do Consulado dos EUA

Representantes da UFRGS reúnem-se com integrantes do Consulado dos EUA

Reunião teve o propósito de apresentar os objetivos de internacionalização da nova gestão
09/02/2021 10:44

Nessa segunda-feira, 8, a vice-reitora Patricia Pranke, o secretário de Relações Internacionais, Edison de Freitas, e a vice-secretária de Relações Internacionais, Rozane Rebechi, tiveram uma reunião por videoconferência com representantes do Consulado Americano em Porto Alegre. Participaram da reunião a cônsul para Imprensa, Educação e Cultura, Sarah Borenstein, e a especialista em Relações Públicas Marianne Scholze Behs.

Essa primeira aproximação com o consulado americano teve como propósito apresentar os objetivos de internacionalização da nova gestão, em particular no estreitamento das relações de cooperação com instituições de ensino e pesquisa americanas. Foi apresentado um panorama geral das iniciativas já existentes e de outras ações de mobilidade, como o Ciência sem Fronteiras. A vice-secretária da Relinter relatou sobre o English Medium Instruction, uma iniciativa conjunta com o Consulado que oferece um curso a professores da UFRGS com objetivo de fomentar a disponibilidade de disciplinas de graduação e pós-graduação na língua inglesa. Já o secretário de Relações Internacionais da UFRGS destacou a importância do estreitamento das relações de parceria com instituições americanas e de se tratar as parcerias estratégicas com uma visão ampla, abordando ensino (de graduação e pós-graduação), pesquisa e extensão. A vice-reitora Patrícia Pranke ressaltou a ideia de trazer profissionais seniores para estágio em empresas no Rio Grande do Sul e conciliar o estágio dos alunos de graduação com a atuação desses profissionais estrangeiros. Conforme Pranke, a iniciativa já está sendo discutida com outras representações consulares.

Marianne Scholze Behs ressaltou a importância da UFRGS no cenário de internacionalização entre as universidades brasileiras, mencionando, inclusive, o papel protagonista da UFRGS na Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI). Ela ainda mencionou a relevância da UFRGS como membro de um projeto organizado pela Embaixada dos Estados Unidos para a modernização do ensino de engenharia. Esse projeto prevê uma série de ações envolvendo professores do Brasil e dos Estados Unidos em um esforço conjunto em torno dessa temática.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000