Você está aqui: Página Inicial Notícias Reunião projeta parcerias entre a UFRGS e a Universidade de Bordeaux

Reunião projeta parcerias entre a UFRGS e a Universidade de Bordeaux

Reitor da universidade francesa esteve na UFRGS em busca de parcerias estratégicas
10/04/2017 10:29

O reitor Rui Vicente Oppermann recebeu na manhã de hoje, dia 10, uma comitiva da Universidade de Bordeaux, França. Em pauta, futuras parcerias entre as instituições. Segundo o reitor da universidade francesa, Manuel Tunon de Lara, na América Latina, o Brasil, assim como o Chile, é a prioridade no estabelecimento de relações institucionais. Nesse sentido, Bordeaux busca universidades fortes em pesquisa e ensino. Aquela universidade possui dois níveis de acordos internacionais, um mais difundido, que produz relações com várias universidades ao redor do mundo, e outro, criado há cerca de três anos, que prioriza acordos de maior intensidades, com um número pequeno de instituições, mas que repercuta em grande produtividade.

O reitor Oppermann apontou que a UFRGS é uma das melhores universidades do país e que está apta a acordos de alto nível. Segundo o reitor, a inovação e a tecnologia são áreas que a Universidade busca parcerias internacionais. Oppermann afirmou também o interesse da Universidade em produzir convênios de dupla-diplomação, que são muito atrativos para os estudantes, impulsionando a pesquisa e o ensino entre os envolvidos. Os visitantes acenaram positivamente para esses acordos e reforçaram seu interesse em convênios para desenvolvimento de pesquisas e de ensino.

As universidades devem agora acertar com maior detalhamento quais as áreas de interesse mútuo, o que pode produzir acordos específicos.

Participaram da reunião, pela UFRGS, a vice-reitora Jane Tutikian, os secretários de Relações Internacionais, Nicolas Maillard, e de Desenvolvimento Tecnológico, José Luis Duarte Ribeiro, e o diretor do parque Zenit, Marcelo Lubaszewski. Pela universidade francesa, estiveram presentes o vice-presidentes de Assuntos Internacionais, Vicent Dousset, o representante regional para pesquisa e tecnologia de Nouvelle-Aquitaine, Dominique Rebiere, e o conselheiro de cooperação cultural da Embaixada da França no Brasil Philippe Martineau.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000