Você está aqui: Página Inicial Notícias Sala Redenção apresenta festival infantojuvenil

Sala Redenção apresenta festival infantojuvenil

A programação conta 22 filmes de curta e longa-metragem para crianças, jovens e adultos
11/10/2017 09:00

A Sala Redenção (av. Eng. Luiz Englert, s/n – Prédio 12.203 – Campus Centro) apresenta, de 16 a 20 de outubro, a quarta edição do festival Cine Caramelo, que conta com uma intensa programação gratuita para crianças, jovens e adultos. Nesta edição, serão exibidos 22 filmes de curta e longa-metragem, selecionados pela curadora Andreia Vigo para proporcionar diversão e promover a reflexão sobre temas da infância e da juventude. O festival desse ano aborda as mudanças e transformações da vida de crianças e jovens, seja através de ritos de passagem ou de desafiadoras jornadas de superação e amadurecimento.

Entre os títulos da programação, está Festa no Céu, de Jorge Gutierrez, produzido por Guillerme del Toro, que oferece um espetáculo visual de cores e luzes ao retratar os ritos referentes à celebração do dia dos mortos - evento tradicional e festivo da cultura mexicana. Um programa especial de curtas destaca a recente e excelente produção nacional, como a animação Caminho dos Gigantes, exibido este ano no 45º Festival de Gramado após uma carreira internacional reconhecida em festivais como Annecy, Clermont-Ferrand, Tolouse, Oberhausen, Biarritz, Chicago Children's Film Festival, entre outros. O filme narra a história de uma menina indígena de seis anos que desafia seu destino para entender os ciclos da vida.

A programação juvenil traz, entre outros filmes, o primoroso anime O Serviço de Entregas da Kiki, do mestre Hayao Miyazaki, que apresenta a jovem aprendiz de bruxa Kiki que, aos treze anos, passa pelo desafio de enfrentar sua insegurança e seus medos para poder aprimorar seus poderes. Outro filme de destaque é o documentário em média metragem Pense Grande, que mostra histórias inspiradoras de jovens que estão usando seu potencial e talento para transformar suas vidas e as comunidades onde vivem.

Filmes de ficção e documentários compõem a programação para adultos como Boyhood - da infância à juventude, de Richard Linklater. Realizado ao longo de doze anos, o filme percorre a vida de um garoto e analisa seu relacionamento com os pais, suas descobertas, experiências e seus conflitos. Entre os documentários, está Nunca me Sonharam, de Cacau Rhoden, que tem cenas e depoimentos coletados em Porto Alegre, faz uma profunda reflexão sobre o ensino médio nas escolas públicas do Brasil, questionando o quão atenta está a nossa sociedade quanto à qualidade da educação oferecida aos jovens na fase mais delicada e transformadora de suas vidas, além de revelar a beleza e o valor intrínsecos da educação.

A sessão comentada desta edição do Cine Caramelo será após a exibição do premiado A Família Dionti, de Alan Minas. O filme, considerado pela crítica como um dos mais criativos do cinema brasileiro contemporâneo, encanta ao retratar o tema do primeiro amor através de uma atmosfera de realismo fantástico e da história de um jovem de 13 anos que se apaixona por uma garota de circo e, literalmente, se derrete por amor. Após a sessão, o escritor, músico e diretor de teatro Claudio Levitan, autor de obras como O porão misterioso, Porto Alegre das crianças perdidas, Opereta Pé-de-Pilão e Minha longa milonga, estará conversando com a plateia sobre o filme e seus poéticos e inventivos trabalhos na literatura, na música e no teatro. A programação completa está disponível www.cinecaramelo.com.br.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000