Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Sala Redenção promove lançamento do curta-metragem “Cotas: uma porta aberta”

Sala Redenção promove lançamento do curta-metragem “Cotas: uma porta aberta”

Documentário será exibido em 29 de junho, assinalando os 15 anos de aprovação das ações afirmativas na UFRGS
22/06/2022 16:03

Na próxima quarta-feira, 29, o Núcleo de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da UFRGS irá lançar o curta-metragem documental “Cotas: uma porta aberta”. A data marca os 15 anos da aprovação de cotas com recorte social e racial na UFRGS

O filme reúne entrevistas com negros e indígenas que tiveram ligação com essa conquista, seja lutando por ela ou como beneficiados, e tem roteiro e direção do jornalista Douglas Roehrs e apresentação da servidora pública Tamyres Filgueira, coordenadora-adjunta do Núcleo.

Conforme Alan Alves-Brito, coordenador do Neabi e docente do Instituto de Física, “o único material que tínhamos até então sobre o assunto era centrado em pessoas brancas. Elas tiveram papel importante no tema, mas sentíamos falta de um conteúdo com os verdadeiros protagonistas da história”, enfatiza.

A produção de 37 minutos conta com entrevistas do escritor Jefferson Tenório, do senador Paulo Paim, da deputada federal Vivi Reis e do professor negro da UFRGS José Rivair Macedo, entre outros.

“Este curta-metragem chega para celebrar um passo importante e reforçar que a luta ainda não acabou. Precisamos não apenas da manutenção das cotas, mas da ampliação para a pós-graduação”, pontua Tamyres. Durante o evento, será lançada a campanha em defesa de uma normativa para regulamentar as cotas em todos os cursos da pós-graduação da UFRGS.

Além dos 15 anos da implantação das ações afirmativas na UFRGS, 2022 também marca os dez anos da Lei de Cotas, de âmbito federal. “Boa parcela dos projetos sobre o tema apresentados atualmente no Congresso querem o fim das cotas. Logo, é fundamental tirarmos o estigma que há com relação às cotas e mostrar para a sociedade como realmente funciona a lei e o porquê de sua importância”, destaca Tamyres.

A obra será exibida na Sala Redenção (Av. Paulo Gama, 110 – defronte ao prédio do Centro Cultural), às 19h, com entrada franca e vagas limitadas. Será exigido o uso de máscara e comprovante de vacinação para a sessão. Inscrições antecipadas para participar do evento podem ser feitas em https://forms.gle/xew3GWQiA2vhv2Es8.


Sobre o Neabi

Vinculado ao Departamento de Educação e Desenvolvimento Social da Pró-Reitoria de Extensão, o Neabi visa produzir, difundir e promover ações de ensino, extensão e pesquisa, explicitamente voltadas aos estudos afro-brasileiros, indígenas e africanos por meio da articulação entre diferentes instâncias da Universidade e da sociedade.

A formalização institucional ocorreu em 10 de janeiro de 2014, e a portaria designando sua primeira coordenação foi publicada em 05 de maio de 2014.


Instagram: @neabiufrgs
Facebook: NEAB - UFRGS
E-mail: neab@ufrgs.br
Fones: +55 51 3308-2919 ou +55 51 3308-2920

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000