Você está aqui: Página Inicial Notícias Semana da África debate gênero e participação feminina

Semana da África debate gênero e participação feminina

A temática deste ano sublinha a relevância social, política e cultural das mulheres no passado e no presente do continente africano
24/05/2017 17:48

Galeria de Imagens

Refletir sobre o papel diferencial das mulheres e das relações de gênero é a proposta da 5ª Semana da África na UFRGS, aberta oficialmente nesta quarta-feira, dia 24. O evento contou com a apresentação do show de tambor de Ìdòwú Akínrúlí, da Nigéria. A conferência inicial, proferida pelo professor José Rivair Macedo, coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos (NEAB/UFRGS), abordou Mulheres, gênero e autoridade compartilhada nas antigas sociedades Mandigas da África Ocidental. Também durante a tarde, ocorreu desfile de trajes africanos e roda de conversa sobre O vestuário que fala por mim.

Na mesa de abertura, na Sala II do Salão de Atos, o integrante da equipe coordenadora da 5ª Semana da África, Mamadú Mutaro Embaló destacou a importância do evento como espaço de interlocução e na formação dos estudantes oriundos dos países africanos participantes do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G).  “Não queremos ter uma relação superficial com a Universidade. Queremos ter um espaço para discutir e apresentar a nossa cultura. E ter um espaço para isso, não tem preço”, afirmou. A vice-reitora Jane Tutikian destacou que quando ocidente pensa a África, a perspectiva é sobre o viés naquilo que ela seja, e não de fato como o continente africano é. “A Semana é relevante para dar visibilidade a essa realidade da África e, nesta edição, mostra a fundamental importância da mulher na construção da sociedade africana”, pontua. Compôs também a mesa, a diretora do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS/PROREXT), Rita Camisolão, o secretário de Relações Internacionais, Nicolas Bruno Maillard e o coordenador do NEAB, José Rivair Macedo.

Foto: Gustavo Diehl

Com programação até sexta-feira, dia 26, a Semana da África conta com as seguintes mesas temáticas: As mulheres erguem a voz; Dinâmicas de gênero e feminismos em contextos africanos; Ser mulher: até onde é permitido ser igual ao homem em Moçambique; Mulher guineense e mulher negra brasileira – trajetórias de vida; Ativismos de mulheres em Cabo Verde; Revisitando a luta de libertação na Guiné-Bissau: que emancipação para as mulheres?; As mulheres cabo-verdianas face às lutas e conquistas do quotidiano. Haverá, ainda, apresentação de trabalhos acadêmicos e oficinas.

Confira a programação completa

Realizada anualmente, a atividade é promovida pelo DEDS, em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e Africanos (NEAB), Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e Secretaria de Relações Internacionais (RELINTER). As atividades acontecem na Sala II do Salão de Atos e na Faculdade de Educação da UFRGS.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000