Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Semana de Avaliação Institucional foi aberta na manhã de hoje

Semana de Avaliação Institucional foi aberta na manhã de hoje

24/06/2019 10:31

Galeria de imagens

“Escutar para transformar" é o tema da 5ª Semana de Avaliação da UFRGS, que teve início na manhã de hoje, na Sala II do Salão de Atos. A atividade tem como objetivo apresentar e discutir os resultados da avaliação para a Administração Central, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), os núcleos de avaliação das unidades (NAUs) e as direções das unidades.

A secretária de Avaliação Institucional, Claudia Medianeira Cruz Rodrigues, abriu o evento saudando os 19 anos de criação da SAI e destacando que a cultura de avaliação iniciou antes disso na Universidade. Reforçou o objetivo da Semana de debater as transformações que podem ser promovidas pelos resultados da avaliação na Universidade, para além da constatação de conceitos/números. Apontou, ainda, que a Semana busca refletir sobre o processo de avaliação e sobre o aprimoramento das práticas desenvolvidas na universidade. “Nós temos ainda muitos desafios na avaliação e para a avaliação. Nós temos a consciência disso, mas nós precisamos cada vez mais avançar, e tenho a certeza de que o comprometimento de todos que estão aqui, a comunidade de avaliação da Universidade, tem sido fundamental”, destacou Cláudia.

A vice-secretária da SAI, Ana Maria Braga, recém-empossada no cargo, saudou os presentes e desejou a todos um ótimo trabalho. Ainda na abertura, a coordenadora do Fórum dos Núcleos de Avaliação das Unidades, Eloá Rossoni, disse que é muito importante, na conjuntura atual, fazer a avaliação para dar visibilidade ao que se faz na Universidade.

Por fim, o reitor Rui Vicente Oppermann destacou a diferença entre os rankings universitários e a avaliação. Disse que, embora haja bastante divulgação dos rankings, o que importa para o gestor é a avaliação, porque aqueles não contemplam todos os aspectos da Universidade e, inclusive, vendem consultorias para “melhorar o desempenho da instituição”. “Avaliar é uma das funções mais estratégicas para qualquer gestor, ainda mais para um gestor público e um gestor de universidade pública. Hoje é impossível que não tenhamos uma estrutura de avaliação para apontar ‘quem somos?’, ‘quais as nossas fortalezas?’, ‘o que a gente deve fazer e o que devemos deixar de fazer?”, afirmou.

Dando continuidade, à tarde ocorre a palestra “A experiência de avaliação institucional” com a professora da UFMG, Viviane Santos Birchal, coordenadora da CPA daquela universidade. Logo após, serão apresentados os dados da avaliação interna 2018 pela CPA, incluindo a avaliação docente pelo discente e a autoavaliação docente.

Neste ano, 24 núcleos estão promovendo atividades durante a semana de avaliação. A programação pode ser consultada na página da Secretaria de Avaliação Institucional.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000