Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Seminário aborda fronteiras da ciência no tratamento do enfisema pulmonar

Seminário aborda fronteiras da ciência no tratamento do enfisema pulmonar

11/10/2018 09:43

O enfisema pulmonar é uma doença grave que reduz a capacidade de respirar e está fortemente associada ao tabagismo. O futuro do tratamento da doença será pauta do Seminário Especial do Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre no dia 19 de outubro, às 10h30.  Participam do evento o médico austríaco Arschang Valipour e a brasileira Patrícia Rocco, referências mundiais no assunto.

Esta será a primeira vez que a América do Sul recebe uma atividade na área. Uma nova linha de pesquisa com potencial para alterar profundamente a ciência em âmbito global estará em foco: a utilização de células-tronco para regenerar o pulmão. A novidade poderá modificar o tratamento do enfisema e trazer a retomada da qualidade de vida aos pacientes.

Outro destaque da programação é a discussão sobre as evidências da redução de volume pulmonar broncoscópico. Através da implantação de válvulas nos canais que dão acesso aos pulmões – brônquios - é possível reduzir a circulação de ar em áreas afetadas e contribuir consideravelmente na recuperação da capacidade respiratória em pacientes com condições específicas. O Clínicas é um dos hospitais que realiza a cirurgia.

O evento é voltado a profissionais da saúde e as vagas são limitadas. As inscrições são gratuitas e estarão disponíveis no local, Auditório José Baldi.  O seminário será realizado em inglês, sem tradução. Mais informações podem ser obtidas pelo  (51) 3359.8090.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000