Seminário debate Wikipédia como ferramenta de ensino
Quer saber como a maior enciclopédia livre do mundo e outros projetos Wikimedia têm sido usados como ferramentas de ensino em salas de aula no Brasil e ao redor do mundo? Basta participar do seminário promovido pelo Instituto de Matemática da UFRGS, na próxima quinta-feira, 23 de maio. Estará presente a jornalista Oona Castro, que foi diretora do Instituto Overmundo e atualmente é consultora da Wikimedia Foundation. Ela é convidada dos professores Fabio Azevedo e Rafael Pezzi, dos Institutos de Matemática e Física, respectivamente.
A ideia de fazer o seminário surgiu do fato de ambos participarem do projeto Wikipédia na Universidade, em que os estudantes são encorajados a melhorar verbetes da enciclopédia como atividade didática. “O programa vem refazendo pontes entre as instituições de ensino superior e a Wikipédia. Não interessa a ninguém uma completa desconexão e cisão entre elas”, diz Oona Castro. A Wikipédia é o sexto site mais acessado no mundo e o 11º mais acessado no Brasil.
“O trabalho que os professores Rafael Pezzi e Fabio Azevedo estão desenvolvendo na UFRGS tem contribuído imensamente para o compartilhamento do conhecimento no Brasil. Não só por meio da Wikipédia, mas também por meio do Wikilivros, eles estão produzindo e distribuindo conteúdo de excelência e promovendo a cultura da colaboração numa das maiores e mais relevantes universidades do país”.
Para a jornalista, por serem de longo prazo, os benefícios são difíceis de ser mensurados, mas ela percebe alguns reflexos. “As experiências de participação em comunidades como a da Wikimedia contribuem para pessoas entrarem para a universidade, para aprenderem a escrever de maneira concisa, objetiva e referenciada para o grande público, para lidarem com a diferença e para perceberem que suas colaborações podem causar forte impacto na vida das pessoas”, afirma.
Exercício para valer
Fora do ambiente da internet, o exercício de escrita pelo estudante, seguida pela avaliação pelo professor, não motivariam uma pesquisa aprofundada, segundo Fabio Azevedo. Ele percebe que a interação entre professor e aluno fica também comprometida, uma vez que os trabalhos seriam vistos como uma mera formalidade acadêmica. Mas, quando os verbetes que podem ser lidos na Wikipédia, a atividade toma outra dimensão.
“O texto ganha o status de trabalho de verdade, algo que vai ser publicado e que poderá ser útil para outras pessoas. Além disso, a estrutura dos servidores da Wikipédia permite que o professor acompanhe a elaboração do texto desde o início, colocando-se no papel de orientador e não de um simples avaliador. O aluno precisar ler a avaliação do professor e corrigir seu texto durante a atividade”, explica.
Sobre a crítica de que faltaria controle editorial na Wikipédia, tornando-a suscetível a erros e imprecisões, e que a faria uma fonte duvidosa, Azevedo prefere apostar na inteligência dos estudantes. “O professor de hoje deve preparar seus alunos a ter espírito crítico e saber buscar informações de qualidade na diversidade enorme de fontes disponíveis. O paradigma de que o conhecimento é produzido de cima para baixo e que se deve buscar sempre informações em fontes infalíveis não é adequado para o mundo moderno”.
O seminário Wikipédia na Educação é aberto ao público e acontece das 15h30min às 18 horas, no Instituto de Matemática (Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43123 - Campus do Vale), integrando a Semana Acadêmica da unidade. Inscrições e contato pelo e-mail lechat.wiki@gmail.com.
UFRGS Notícias nas redes sociais: