Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Servidores da EDUFRGS ganham prêmio Top Ser Humano da ABRH-RS

Servidores da EDUFRGS ganham prêmio Top Ser Humano da ABRH-RS

Mateus Dalmoro e e Bianca Spode Beltrame venceram na categoria Conhecimento com artigo que apresentou a estruturação de um plano de capacitações por competências na UFRGS
08/10/2019 18:33

O trabalho elaborado pelo diretor da Divisão de Qualificação e Aperfeiçoamento, Mateus Dalmoro, e pela servidora da Divisão de Análise e Orientação do Desenvolvimento na Carreira Bianca Beltrame, ambos da Escola de Desenvolvimento de Servidores da UFRGS (EDUFRGS), apresentou o processo de planejamento, execução e avaliação da capacitação interna da Universidade que a EDUFRGS realiza, a partir dos conceitos teóricos da gestão por competência e do desenvolvimento de pessoas, em conjunto com o levantamento do Censo de Desenvolvimento de Servidores 2017.

Dalmoro disse que é um desafio muito grande conciliar cursos de aperfeiçoamento para técnicos-administrativos e docentes. Para além de aprimoramentos técnicos, a EDUFRGS se preocupa com o desenvolvimento pessoal dos servidores ao oferecer formações que possam contribuir com a qualidade de vida, a saúde e a inserção no serviço público. O artigo ainda traz alguns dados parciais de como as capacitações oferecidas pela escola estão desenvolvendo as competências que são propostas. A solenidade de entrega do prêmio ocorreu no dia 2 de outubro.

A diretora da EDUFRGS, Cristiane Dornelles Remião Difini, falou que a equipe está muito contente com a premiação, pois é o reconhecimento do trabalho realizado. Também colocou que a premiação serve como estímulo para apresentar o que é feito de bom na Universidade e que muitas vezes fica somente entre o público interno. Além disso, apontou que o Salão EDUFRGS é um reflexo de todo investimento que é feito nas ações de capacitação e na educação formal. A cada edição aumenta o número de inscritos. Nesse ano, serão compartilhados 96 trabalhos de técnicos e docentes.

O pró-reitor de Gestão de Pessoas, Maurício Viegas da Silva, aproveitou o momento para informar ao reitor e à vice-reitora o interesse da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) em firmar uma parceria com a EDUFRGS. A ideia é que Escola da UFRGS possa atuar no Rio Grande do Sul como uma credenciada da ENAP e, assim, qualificar os servidores federais no estado.

Oppermann vê que internamente a escola atingiu a maturidade, no sentido de se estabelecer institucionalmente, e o Salão EDUFRGS foi fundamental para isso. “A premiação da ABRH-RS e o interesse do ENAP legitimam que a EDUFRGS não é simplesmente um curso de qualificação. Ela tem um olhar no desenvolvimento das pessoas”, coloca. O reitor acredita que no futuro a Escola possa dar um passo à frente para a sua transformação em um verdadeiro centro de formação de servidores públicos.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000