Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias TDK Eletronics busca contribuição da UFRGS para produzir álcool que será doado ao SUS

TDK Eletronics busca contribuição da UFRGS para produzir álcool que será doado ao SUS

06/04/2020 14:22

A empresa TDK Eletronics do Brasil, que fabrica capacitores em Gravataí (RS), começou hoje, 6 de abril, a fazer um produto totalmente diferente: álcool 77°GL. A produção será doada a unidades do SUS no município. Para viabilizar o processo de fabricação de 500 litros de álcool, a indústria buscou o apoio da Escola de Engenharia e da Faculdade de Farmácia da UFRGS. Conforme explica a vice-diretora da Escola de Engenharia, Carla Ten Caten, a colaboração foi fundamental para a adaptação do processo de produção e para a formulação do produto. A Faculdade de Farmácia também emprestou à TDK um alcoômetro, aparelho que mede a concentração do álcool. “Esse é um equipamento barato, mas mostra que todas as contribuições são bem-vindas quando se forma uma rede de colaboração”, afirma a vice-diretora.

Carla Ten Caten salienta que a iniciativa da TDK se soma a de outras empresas que estão fazendo doações ou atuando em parceria com a UFRGS para o enfrentamento à Covid-19. Uma delas é a Taurus, cuja doação de recursos financeiros ajuda a fabricação de protetores faciais que serão distribuídos aos profissionais da saúde nos hospitais. A arrecadação de doações para a produção desses protetores faciais está sendo feita pelo Fundo Centenário e pela Fundação Empresa Escola de Engenharia da UFRGS. Doadores podem fazer transferência para o Banco do Brasil, agência 3798-2, conta 301.310-3, CNPJ 02.475.386/0001-13.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000