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TelessaúdeRS UFRGS amplia horário de atendimento e aumenta os serviços para esclarecer sobre a Covid-19

Serviço também integra parceria para monitoramento de pessoas com doença respiratória crônica. Estudantes da Universidade reforçam a equipe durante a pandemia
03/04/2020 13:43

Criado em 2007 no Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFRGS, o TelessaúdeRS atua principalmente pelo canal 0800 644 6543, respondendo dúvidas clínicas de médicos e enfermeiros da rede básica de saúde. Diante da pandemia do novo coronavírus, o serviço está, desde 12 de março, concentrando esforços para orientar sobre a Covid-19. Além dos profissionais que já atuavam no atendimento (médicos, enfermeiros e dentistas), integraram-se à equipe vários voluntários da área da saúde, sendo muitos estudantes da UFRGS. Em média, nos últimos 20 dias, têm sido respondidas 400 dúvidas diariamente, número que representa o dobro da média de atendimentos realizados antes da pandemia. Cerca de 2/3 das ligações referem-se à Covid-19, por isso o TelessaúdeRS ampliou desde 1º de abril o horário de atendimento, passando a operar doze horas por dia, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira.

Também o site do TelessaúdeRS foi incrementado com materiais de orientação sobre o coronavírus produzidos pela equipe, que soma quase 200 pessoas, sendo 64 teleconsultores. Os novos conteúdos são desenvolvidos com base nas principais dúvidas recebidas e nos temas que são tratados na mídia.

União de esforços

O conhecimento e a experiência do TelessaúdeRS se somam também aos esforços reunidos por uma grande parceria que envolve a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre e as faculdades de Medicina da UFRGS e da UFCSPA. Juntos fazem o monitoramento das condições de saúde de pessoas com doenças respiratórias crônicas, grupo de pacientes mais vulneráveis às complicações causadas pela Covid-19.

Estudantes de Medicina farão contato por telefone com pacientes que, em 2019, passaram por internação hospitalar devido a problemas respiratórios. A coordenadora da ação no TelessaúdeRS, Cynthia Goulart Molina Bastos, afirma que o objetivo é verificar se estas pessoas estão com quadro de saúde estável e identificar se há necessidade de otimizar o tratamento. Conforme Cynthia, essa medida pode contribuir para evitar que os casos desses pacientes, se forem contaminados pelo novo coronavírus, tornem-se mais graves. A médica salienta que ainda não há estudos sobre o novo vírus, mas o que já é conhecido a respeito de outros vírus indica que pessoas com doenças pulmonares obstrutivas crônicas são mais vulneráveis. Ela explica também que está em andamento na Inglaterra uma iniciativa semelhante.

As primeiras ligações começaram nesta semana e foram realizadas para alguns pacientes cadastrados na UBS Santa Cecília, com o intuito de testar o script que será usado nos telefonemas. Os demais contatos começarão na segunda-feira, dia 6.

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