Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Tenda no Campus Centro começa a realizar testagem rápida de covid-19

Tenda no Campus Centro começa a realizar testagem rápida de covid-19

Local conta com a infraestrutura cedida pelo Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Parceria da UFRGS com a Prefeitura de Porto Alegre visa desafogar as unidades de saúde
14/01/2022 12:51

Uma tenda montada no Campus Centro da UFRGS, ao lado do prédio do Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS), soma-se às 132 unidades de saúde da Capital que realizam testagem rápida de antígeno para a covid-19. O ICBS cedeu o espaço e a infraestrutura (banheiros, impressoras, energia elétrica) para que a Prefeitura Municipal de Porto Alegre pudesse oferecer mais um local para diagnóstico, diante do aumento de casos da doença. Os testes estão disponíveis para quem apresenta sintomas da covid-19 (febre, calafrio, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, diarreia, alteração no olfato, no paladar, fraqueza e dor muscular) e pacientes assintomáticos em contato com caso positivo de covid-19 e sem esquema vacinal completo. A testagem deve ser realizada, de preferência, entre o terceiro e quinto dia após o início dos sintomas. Para pacientes assintomáticos, entre o terceiro e quinto dia após o último contato com o caso positivo de covid-19. Pessoas nestas condições podem ir até a tenda do ICBS das 9h às 17h, na Rua Sarmento Leite, 500, portando um documento de identidade.

A diretora do ICBS, Ilma Brum da Silva, explica que no local já estava sendo realizada, desde 3 de janeiro, a coleta de amostras para os testes de RT-PCR de pessoas encaminhadas pelas unidades de saúde de Porto Alegre que tinham sintomas, mas apresentavam resultado negativo da testagem rápida de antígeno. A partir de hoje, 14, na tenda do ICBS é possível realizar os dois tipos de teste.

Profissionais do ICBS e outros voluntários já vêm atuando desde 2020 no processamento de amostras dos testes de RT-PCR (veja as notícias relacionadas no fim do texto) e, conforme Ilma, desde o início de janeiro de 2022 passaram a ser processadas na UFRGS todas as amostras coletadas em Porto Alegre. “Estamos processando mais de mil testes de RT-PCR por dia, com grande esforço de toda a equipe, que teve sua carga de trabalho dobrada”, informa a diretora. Ela acrescenta que foi necessário chamar novamente voluntários que haviam sido dispensados quando, em dezembro passado, o número de amostras recebidas vinha caindo, mas o aumento de casos verificado a partir do fim do ano obrigou a aumentar a equipe, que hoje é de cerca de 50 pessoas. Além da testagem, o ICBS atua em mais duas frentes: genotipagem e sequenciamento, para avaliar, de forma mais detalhada, as adaptações do SARS-CoV 2 no andamento da pandemia.

Confira aqui os locais para testagem rápida de antígeno contra a Covid-19 em Porto Alegre.

Notícias relacionadas

 

*com informações do site da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.


Na manhã desta sexta-feira, 14, uma grande fila se formou no Campus Centro da Universidade

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000