Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Time da UFRGS apresenta projeto de biofiltro capaz de degradar glifosato

Time da UFRGS apresenta projeto de biofiltro capaz de degradar glifosato

Equipe ganhou a medalha de bronze no maior evento de inovação em biologia sintética dos Estados Unidos
18/11/2019 10:47

A equipe da UFRGS ganhou a medalha de bronze no iGEM Competition (International Genetics Engineering Machine), realizado no começo do mês em Boston (EUA), pela apresentação de um biofiltro capaz de degradar glifosato da água através de bactérias geneticamente modificadas. O GlyFloat pode ter várias aplicações, como na lavoura, em sistemas de drenagem de água, antes de a água contaminada ir para rios e lagos.

Composta por alunos dos cursos de Biotecnologia, Engenharia Física, Design de Produto e Biologia, a equipe foi a primeira do sul do Brasil a participar da competição. O iGEM reúne mais de 6000 participantes de todo o mundo, incluindo estudantes universitários e do ensino médio, profissionais do setor de biologia sintética e professores para explorar e criar aplicações exclusivas desta área com a missão de trazer contribuições positivas para as comunidades e a sociedade em geral. Além da tecnologia, os participantes são avaliados quanto ao trabalho em equipe, responsabilidade, empreendedorismo, compartilhamento e segurança.

A equipe que participou da competição é formada pelos alunos Angelo Luiz Angonezi, Augusto Bartz Penteriche, Daniel Oppermann Peixoto, Daniel Silva, Déborah Schafhauser, Heloisa Oss Boll, João Luis Meirelles, Luiza Cherobini Pereira, Luis Dias, Mariana Hentz, Reykla Ramon Bittencourt, Solon Andrades da Rosa, Yuri Rigo, Vitória Lunardi Xavier, Sarah Spinato Chittó e João Pedro Wagner. Os professores Charley Staats (Departamento de Biologia Molecular e Biotecnologia), Alexandre Batista Schneider (Departamento de Química Inorgânica), Emilene Mendes Becker (Departamento de Química Inorgânica) e Giancarlo Pasquali (Departamento de Biologia Molecular e Biotecnologia) estiveram diretamente envolvidos no projeto.

Mais informações sobre o GlyFloat no site do projeto.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000