Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Time de estudantes da UFRGS participa do Nuremberg Moot Court 2021

Time de estudantes da UFRGS participa do Nuremberg Moot Court 2021

A equipe da Faculdade de Direito classificou-se entre as oito melhores, e a integrante Julia Ospina ganhou o prêmio de segunda melhor oradora da competição internacional
06/08/2021 16:30

O Time UFRGS, composto pelos estudante da Faculdade de Direito Julia Brito Ospina, Thomas Vicente Ferreira e, agora bacharel, Isabelle Marcondes Leão de Souza, participou do Nuremberg Moot Court 2021, competição na área de direito penal internacional, em que equipes de todo o mundo são convidadas a discutir um caso fictício perante o Tribunal Penal Internacional. Esta foi a primeira participação da UFRGS na competição, tendo sido a única equipe brasileira a chegar nas quartas de final; além de Julia ter conquistado o prêmio de segunda melhor oradora da competição

O formato Moot Court consiste em um procedimento judicial simulado, em que estudantes de direito competem entre si com base em sua argumentação e apresentação jurídica oral e escrita, tanto como acusação, quanto como defesa. Dissecando questões processuais e materiais complexas do direito penal internacional, os alunos têm a oportunidade única de desenvolver suas habilidades jurídicas e, ainda, realizar sustentações orais na histórica Sala 600, no Palácio da Justiça de Nuremberg, onde ocorreram os Julgamentos de Nuremberg contra os principais criminosos de guerra nazistas. A edição deste ano, devido à pandemia, ocorreu no formato virtual.

O Time UFRGS foi selecionado para participar da competição, conjuntamente com outras 150 equipes, com base em sua carta de motivação, currículo dos participantes e representatividade geográfica. Em um segundo momento, é apresentado um caso fictício, sobre o qual os alunos devem apresentar dois memoriais escritos, um para a defesa e um para a acusação. Nesta etapa, entre todos os participantes, 50 times foram selecionados para avançar às fases orais, tendo a equipe UFRGS classificado-se em 10º lugar.

No período de 5 a 30 de julho, foram realizadas as rodadas orais. A equipe da UFRGS venceu as duas etapas preliminares e também as oitavas de final, tendo sido a única das três equipes brasileiras participantes a avançar até as quartas de final e a classificar-se entre as oito melhores do Nuremberg Moot 2021. Além disso, a premiação de Julia Brito Ospina é um feito é histórico, pois é a primeira vez que uma brasileira conquista esse prêmio.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000