Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS abre processo seletivo especial para refugiados

UFRGS abre processo seletivo especial para refugiados

São oferecidas 32 vagas para pessoas em situação de refúgio em 19 cursos de graduação, com ingresso no primeiro semestre de 2018
17/11/2017 17:10

Galeria de imagens

Foi lançado nesta sexta-feira, dia 17, o edital para ingresso de Pessoas em Situação de Refúgio, com 32 vagas suplementares reservadas em 19 cursos de graduação. As inscrições deverão ser feitas de 4 a 12 de dezembro, através de abertura de processo administrativo no Protocolo Geral da UFRGS (Av. Paulo Gama, nº 110, Prédio Anexo I da Reitoria – Campus Centro). Podem concorrer às vagas os candidatos que sejam portadores de documentação comprobatória emitida pelo Comitê Nacional para Refugiados (CONARE) e que tiverem o ensino médio completo ou seu equivalente. A documentação completa pode ser consultada no edital.

O concurso contará, conforme a indicação da Comissão de Graduação de cada curso, com um ou mais critérios de seleção estabelecidos: prova escrita, prova prática, entrevista ou carta de intenções.  O processo seletivo ocorrerá entre os dias 3 a 12 de janeiro de 2018.

Os aprovados iniciarão as atividades acadêmicas após a apresentação do certificado de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros – Celpe-Bras. Quem não possuir o certificado deverá ingressar no Programa de Português para Estrangeiros (PPE), e, após o comprovado domínio da Língua Portuguesa, em até dois semestres, frequentarão normalmente os cursos.

O objetivo deste programa é oportunizar aos refugiados a retomada da trajetória acadêmica interrompida, estimulando uma maior integração com a sociedade brasileira e uma vida melhor no país, como falou o pró-reitor de Graduação Vladimir Pinheiro do Nascimento durante a cerimônia de assinatura do edital no Salão Nobre da Reitoria, na tarde de hoje. O reitor Rui Vicente Oppermann agradeceu aos cursos que oportunizaram vagas neste primeiro processo seletivo. Lembrou o cuidado que o edital prevê com a proficiência da língua portuguesa de modo que os candidatos se sintam capacitados para realizar os seus estudos e acolhidos pela Universidade.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000