Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS aprova adesão parcial ao Sisu

UFRGS aprova adesão parcial ao Sisu

30% das vagas de ingresso em 2015 serão destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), gerenciado pelo Ministério da Educação
22/11/2013 13:08

A partir de 2015, a UFRGS adotará o Sistema de Seleção Unificada (Sisu/ MEC) como forma de ingresso de novos alunos.  Serão destinados 30% das vagas para essa modalidade de ingresso, que também respeitará as reservas do Programa de Ações Afirmativas. O Sistema está baseado na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Na manhã de hoje, o Conselho Universitário (CONSUN) aprovou o parecer de uma Comissão Especial, formada por conselheiros do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão - CEPE e do CONSUN, presidida pela professora Simone Valdete dos Santos. A comissão reuniu-se semanalmente desde fins de agosto deste ano, realizando sete sessões oitivas, em que participaram entidades representativas de estudantes, docentes, técnico-administrativos, além de órgãos administrativos da Universidade, do Conselho Estadual de Educação e de responsáveis de outras universidades que aderiram ao Sistema.

O parecer aprovado, com três abstenções, prevê a adesão ao Sisu, reservando os 30% e mantendo os 70% restantes das vagas a serem preenchidas pelo Vestibular da UFRGS. Será exigida, para aprovação na UFRGS, aos candidatos inscritos nos 30% de vagas Sisu, a pontuação no ENEM de, no mínimo, 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame, e, no mínimo, de 500 pontos na redação. Serão mantidas as provas específicas para os cursos que as exigem.

O parecer reforça a necessidade de constituição de um Plano de Assistência Estudantil específico, considerando a demanda potencial de novos estudantes de fora de Porto Alegre, recomenda a instituição de uma Comissão de Avaliação e Monitoramento das formas de ingresso e das necessidades de atendimento estudantil. Outro ponto, este acrescido na reunião de hoje, estabelece necessidade da UFRGS divulgar tempestivamente a recomendação de que todos os estudantes interessados em ingressar na Universidade realizem o ENEM.

Na avaliação do reitor Carlos Alexandre Netto, a aprovação “Foi bastante madura, o que está expresso na votação praticamente unanime e nas intervenções dos conselheiros, todos a favor do parecer. A adesão foi muito bem discutida pela comissão, que ouviu vários atores e todos os segmentos da Universidade, expressando o que a UFRGS pensa sobre seu ingresso. É importante diversificar as formas de ingresso e agora, a partir de 2015, teremos 30% pelo Sisu”, comentou.

Caberá, agora, ao CEPE discutir as demais disposições como o peso relativo das disciplinas do ENEM em cada curso e a distribuição das vagas de acordo com as reservas das Ações Afirmativas. Não foi alterada a participação da nota do ENEM no Vestibular da UFRGS, permanecendo como uma décima nota, com peso 2.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000