Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS assina contrato pioneiro com professores visitantes estrangeiros

UFRGS assina contrato pioneiro com professores visitantes estrangeiros

Kathryn Dominique Lum e Tommy Kenneth Mikael Persson foram os primeiros a assinarem o contrato. Ao todo, foram selecionados nove professores.
20/12/2019 13:03

O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rui Vicente Oppermann, assinou na manhã desta sexta-feira, 20 de dezembro, os contratos dos professores visitantes estrangeiros Kathryn Dominique Lum e Tommy Kenneth Mikael Persson. O ato foi realizado no Salão Nobre da Reitoria e contou com a presença das coordenações dos cursos de pós-graduação em Educação (PPGEDU) e em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (PPGRHSA), além de integrantes da alta gestão.

A seleção dos professores se deu por meio de edital lançado em 2018 e objetiva que os contratados atuem no suporte ao desenvolvimento e aperfeiçoamento qualitativo dos programas de pós-graduação, deem apoio às unidades acadêmicas em projetos estratégicos de desenvolvimento, contribuam para o aprimoramento de atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Além disso, os professores visitantes vão colaborar para a execução de programas de capacitação docente e para a promoção de intercâmbio com instituições estrangeiras.

“Esse foi um trabalho construído a partir de uma linha existente na Universidade que visa, de maneira progressiva, à internacionalização. Agradeço a todos pela iniciativa de buscar acadêmicos que se propuseram a estar conosco em áreas estratégicas para a Universidade e para o Brasil”, disse o reitor. A vice-reitora Jane Fraga Tutikian deu as boas-vindas aos professores e reforçou a importância de pensar a universidade a partir de ações de internacionalização.

A professora Kathryn vem da Inglaterra e atuará nas áreas de ensino e pesquisa, dando continuidade às pesquisas sobre acesso, permanência e cultura dos estudantes que ingressam por ações afirmativas. “Estou me sentindo acolhida pela Universidade e pela cidade. Daremos andamento aos estudos sobre cotas, uma vez que também desenvolvi pesquisas comparativas na Inglaterra e na Índia”.

Tommy é sueco e atua na gestão de recursos hídricos, poderá contribuir com projetos e atividades vinculados a saneamento. “A água é uma preocupação econômica e social, uma vez que precisamos dela para todas as nossas necessidades. É preciso promover o acesso à água, passando pelo engajamento para um uso consciente e eficiente deste recurso”.

O edital n° 16/2018 é uma iniciativa pioneira na UFRGS, sendo o primeiro a abrir 10 vagas para professores visitantes estrangeiros. Neste ano, foram selecionados nove profissionais. A expectativa é de que até março de 2020 todos os contratos sejam assinados. A seleção de professores visitantes reforça o processo de internacionalização da Universidade, apontado no Programa de Desenvolvimento Institucional. O prazo de validade do edital é de dois anos.

 

Foto: Secom/UFRGS

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000