Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS assina protocolo de intenções com universidade tcheca

UFRGS assina protocolo de intenções com universidade tcheca

Objetivo é estabelecer intercâmbio e colaboração em áreas de interesse das instituições, como transferência de tecnologia
07/03/2019 12:27

Galeria de Imagens

A UFRGS e a Universidade Técnica de Ostrava – República Tcheca (VSB-TUO) firmaram, na manhã desta quinta-feira, 7, um protocolo de intenções com o objetivo de estabelecer um programa de intercâmbio e colaboração em áreas de interesse e benefício para ambas as instituições.

Este é o primeiro acordo da instituição tcheca com uma universidade brasileira. O convênio contempla intercâmbios institucionais (por meio da mobilidade de docentes e técnicos) e de alunos, identificação de oportunidades para projetos conjuntos de pesquisa, organização de conferências e outros eventos e interação nas áreas de transferência de tecnologia e suporte de inovações. A partir da assinatura desse protocolo, as instituições poderão firmar outros acordos com objetivos específicos.

A cônsul-geral da República Tcheca em São Paulo, Pavla Havrlikova, destaca que o Rio Grande do Sul e a República Tcheca já possuem uma integração de longa data. “Essa relação teve início ainda no século XIX, quando imigrantes tchecos se instalaram no Rio Grande do Sul”, conta. Segundo ela, hoje o Estado conta com uma comunidade tcheca significativa, o que levou à criação de um consulado honorário, em 2015, e à intensificação das relações. “O protocolo que está sendo assinado hoje é mais uma possibilidade, não só de intercâmbios de pessoas, mas de criação de projetos, pesquisas e eventos conjuntos”, afirmou.

Um dos focos do convênio é a transferência de tecnologia. Para o reitor Rui Vicente Oppermann, a universidade produz muito, mas ainda precisa aprimorar a transferência de tecnologia. “A partir disso, a sociedade pode produzir a partir do conhecimento gerado pela Universidade”, destacou. O secretário de Desenvolvimento Tecnológico da UFRGS, José Luis Duarte Ribeiro, afirmou que discussões nesse sentido já estão sendo feitas. No ano passado, uma delegação da Universidade Técnica de Ostrava visitou a UFRGS e no próximo mês uma comitiva da UFRGS irá a Ostrava, para conhecer as instalações do Centro de Suporte à Inovação e grupos de pesquisa da VSB-TUO.

A Universidade Técnica de Ostrava tem 170 anos de existência e se destaca em pesquisa e excelência acadêmica. A instituição promove educação e pesquisa nas áreas de engenharia, economia e tecnologia da informação, oferecendo cursos de graduação, mestrado e doutorado. A universidade localiza-se na cidade de Ostrava, no nordeste da República Tcheca.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000