Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS assina seu maior projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão

UFRGS assina seu maior projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão

Administração Central celebra Termo de Execução Descentralizada com o Ministério da Saúde para implantação de cursos para a CONASEMS
08/10/2021 18:05

Na tarde desta quinta-feira, 7, foi realizado no Salão Nobre o ato de assinatura pelo reitor Carlos André Bulhões Mendes do Termo de Execução Descentralizada que efetiva o início dos projetos de qualificação que serão ministrados para 381 mil agentes de Saúde através do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

Serão dois cursos específicos destinados a  286 mil Agentes Comunitários de Saúde e 95 mil Agentes de Combate às Endemias que atuam em todo o território nacional, tendo como finalidade melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da atenção primária aos brasileiros através da qualificação destas equipes. Em relação à formação, os cursos serão realizados em formato presencial – durante a jornada de trabalho, mediado por um preceptor – e também na modalidade de Ensino a Distância (EAD), mediado por um tutor. Os cursos oferecidos na modalidade EAD ocorrerão por meio de teleaulas, aliadas a atividades presenciais no espaço das unidades de saúde municipais e nos territórios onde os agentes atuam.

A maior parte dos recursos destina-se a realização dos cursos pelas cinco Unidades Acadêmicas diretamente envolvidas: Faculdade de Medicina, Escola de Enfermagem, Faculdade de Odontologia, Instituto de Psicologia e Faculdade de Farmácia, que executarão a parte técnica; valor  de taxas destinados à Administração Central serão totalmente alocados no Centro de Processamento de Dados (CPD) da Universidade, sendo este o órgão de base tecnológica para esta realização. Com este investimento para atualização, o CPD  ampliará também as possibilidades de atendimento dos sistemas de apoio às atividades de ensino, pesquisa, extensão, administrativas, funcionais e de governança da UFRGS.

Segundo o reitor Carlos André, “este é o maior projeto individual entre todas as universidades brasileiras, constituindo-se no resultado de um esforço coletivo. Ressalto que esta é uma verba pública, que vem da União através do Ministério da Saúde. Este Termo de Execução Descentralizada, que hoje assinamos, teve sua busca ativa através do trabalho da Pró-Reitoria de Inovação e Relações Institucionais, a PROIR, que também articulou a formação da equipe inicial com as Unidades Acadêmicas e com o planejamento da Pró-Reitoria de Graduação.”

Leandro Raizer, vice-pró-reitor de Graduação, relatou que no dia 6 de outubro foram aprovadas as minutas dos projetos dos dois cursos junto ao Ministério da Saúde e ao CONASEMS. Informou ainda que o processo agora passa para a tramitação interna nas Unidades, no sentido da aprovação do projetos de cursos, orçamento, minuta de convênio e também para autorização de execução para as equipes. Após a aprovação nas Unidades, segue para apreciação do Conselho Universitário.

Lúcia Maria Kliemann, diretora da Faculdade de Medicina, agradeceu antecipadamente às coordenadoras que irão gerenciar tecnicamente o “grande grupo de discentes e técnicos que  contribuirão com esta grande formação para a sociedade. Ações como esta, que promovem uma integração multidisciplinar, devem ser sempre bem-vindas.”

Susana Maria Werner Samuel, diretora da Faculdade de Odontologia, manifestou-se pessoalmente dizendo que “Em todas estas décadas que eu vivo na Universidade, nunca vi um projeto desta magnitude, com esta integração e com esta boa-vontade.”

Helder Ferreira Teixeira, diretor da Faculdade de Farmácia, detalhou que“o projeto prevê esta parte de ensino dos Agentes de Saúde dos municípios brasileiros, um projeto de extensão de formação dos tutores e dos preceptores e as atividades de pesquisa, tendo assim grande impacto nestas três áreas de atuação da Universidade.”

Ana Maria Müller de Magalhães, diretora de Escola de Enfermagem, destacou que “este projeto é voltado para a qualificação de profissionais que atuam no nosso Sistema Único de Saúde e nós temos o compromisso social de contribuir para isto. Com o apoio institucional da UFRGS, a expertisse de todos os docentes, com o apoio do CPD, da Secretaria de Educação a Distância (SEAD), dos professores que trabalham como conteudístas, como preceptores, abre oportunidades para docentes e técnicos-administrativos da UFRGS.”

Clarissa Marceli Trentini, diretora do Instituto de Psicologia, trouxe a perspectiva das relações interinstitucionais: “Consideramos ser este um momento que ficará marcado na história de nossa Universidade, esta possibilidade de integração de tantos cursos da área da Saúde, o que certamente há de gerar novas parcerias a partir desta aproximação”.

Maria de Lurdes Furno da Silva, diretora da Faculdade de Ciências Econômicas, também passou a fazer parte do projeto para assumir a sua coordenação financeira fiscal, tendo reiterado a visão que propala em sua Unidade: “A Faculdade de Ciências Econômicas oferece várias possibilidades de integração com outras Unidades e esta integração é um jogo onde todos ganham.”

Luciana Barcellos Teixeira, professora da Escola de Enfermagem, manifestou-se em nome das três coordenadoras técnicas, ela própria mais Daniela Riva Knauth, da Faculdade de Medicina,  e Fabiana Schneider Pires, da Faculdade de Odontologia, ressaltando que o objetivo da qualificação busca a melhoria dos índices de saúde da população e abre oportunidades então para os docentes, técnicos e também para os estudantes. “Temos um grande grande trabalho de pesquisa a ser realizado, em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado, incluindo ainda estudantes de graduação.”

Também estiveram presentes ao evento o pró-reitor de Planejamento e Controladoria, Luis Roberto da Silva Macedo; seu vice-pró-reitor, José Vanderlei Ferreira; o Chefe do Gabinete, Maurício Viégas da Silva, e o diretor do Cantro de Procesamento de Dados, Valter Roesler.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000