Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS compõe, com 22 professores, o ranking dos pesquisadores mais influentes no mundo

Dados foram analisados por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA), que atualizou a posição dos cientistas em dois rankings: impacto do pesquisador ao longo da carreira e impacto em um único ano, nesse caso o de 2019. HCPA também figura nas listas
13/11/2020 08:44

O Journal Plos Biology publicou, em 16 de outubro, o banco de dados de um estudo que fez a análise do ranking mundial de cientistas. A pesquisa foi realizada por uma equipe da Universidade de Stanford (EUA), liderada por John Ioannidis.

Para o estudo foram usadas citações da base de dados Scopus, em que atualiza a posição dos cientistas em dois rankings: 1) o impacto do pesquisador ao longo da carreira (Tabela-S6-career-2019) e; 2) e o impacto do pesquisador em um único ano, neste caso o ano de 2019 (Tabela-S7-singleyr-2019).

A UFRGS figura com 22 pesquisadores na lista dos 2% mais influentes do mundo ao longo da carreira e 30 na lista dos 2% mais influentes do mundo em 2019.

Dezesseis (16) professores estão nas duas listas, são eles: Adriano Brandelli (Departamento de Ciências dos Alimentos), Ana Lúcia. C. Bazzan (Departamento de Informática Teórica), Claudio Rosito Jung (Departamento de Informática Aplicada), Eder Claudio Lima (Departamento de Química Inorgânica), Hugo Marcelo Veit (Departamento de Engenharia dos Materiais), Jairton Dupont (Departamento de Química Orgânica), Jorge Rubio Rojas (Departamento de Engenharia de Minas), Léo Afrâneo Hartmann (Departamento de Geologia), Maria Inês Schmidt (Departamento de Medicina Social), Nilo Cesar Consoli (Departamento de Engenharia Civil), Valério Pillar (Departamento de Ecologia), Rafael Costa Rodrigues (Departamento de Tecnologia dos Alimentos), Sandro Campos Amico (Departamento de Engenharia dos Materiais), Sérgio Luiz Vieira (Departamento de Zootecnia), Stela Maris Kuze Rates (Departamento de Produção de Matéria-Prima) e Yan Levin (Departamento de Física).

Na classificação definida pelo ranking, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), vinculado à UFRGS, está presente com quatro pesquisadores mais influentes do mundo ao longo da carreira e cinco como os mais influentes do mundo em 2019, sendo que Flávio Danni Fuchs (Departamento de Medicina Interna), Luis Augusto Rohde (Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal) e Roberto Giugliani (Departamento de Genética) estão nas duas listas. Ainda, a professora Thaisa Storchi-Bergmann aparece nas duas listas do ranking enquadrada no Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia.

Fonte: dados disponíveis em https://data.mendeley.com/datasets/btchxktzyw/2.

Confira o estudo completo em https://journals.plos.org/plosbiology/article?id=10.1371/journal.pbio.3000918.

Acesse os dados utilizados na pesquisa em https://data.mendeley.com/datasets/btchxktzyw/2.

MAIS

Os dados presentes nas tabelas incluem todos os cientistas que estão entre os 100 mil melhores em todos os campos de acordo com o índice de citação composta (quando as autocitações são incluídas e/ou quando não são incluídas). Além disso, na atualização, as Tabelas S6 e S7 também incluem cientistas que não estão entre os 100 mil melhores de acordo com o índice composto, mas estão entre os 2% melhores cientistas de sua disciplina de subcampo principal, entre aqueles que publicaram pelo menos cinco artigos.

O banco de dados criado pelos cientistas da Universidade de Stanford possui os principais cientistas do mundo com base em métricas de citação padronizadas, como informações sobre citações, índice H, coautoria e um indicador composto.

*Texto atualizado às 10h50.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul