Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS concede a Robert Alexy o título de Doutor Honoris Causa

UFRGS concede a Robert Alexy o título de Doutor Honoris Causa

Jurista alemão tem obras sobre direitos fundamentais e argumentação jurídica difundidas em todo mundo
07/11/2013 13:00

Galeria de Imagens


O Direito possui uma natureza dupla, a dimensão real ou fática e a ideal ou crítica, unidas a partir da institucionalização da razão. Essa é a tese central da obra de Robert Alexy, cujos argumentos principais foram apresentados na sessão solene do Conselho Universitário de hoje, que outorgou ao jurista o título de Doutor Honoris Causa da UFRGS.

Nascido a 9 de setembro de 1945 na cidade alemã de Oldenburg, Robert Alexy possui formação em Direito e Filosofia, Universidade Georg-August, de Göttingen. Seu PhD, defendido em 1976, rendeu o livro “Teoria da Argumentação Jurídica”, publicado em 1978. Em 1984, produziu a “Teoria dos Direitos Fundamentais”, um clássico da Teoria do Direito. Essas duas obras constituem as pedras angulares da Filosofia do Direito de Alexy, que se compõe em um sistema jurídico, envolvendo os Direitos Fundamentais e a Argumentação Jurídica.

O homenageado é professor da Universidade Kiel e membro da Academia de Ciências e Humanidades de Göttingen, ambas da Alemanha. Na sessão de hoje do CONSUN, Alexy foi apresentado pelo professor da Faculdade de Direito Luís Afonso Heck, orador da homenagem, que fez uma síntese da carreira acadêmica e das obras do jurista. (Texto completo). Uma evidência da difusão de Robert Alexy é a tradução de sua obra para mais de 20 países, sendo publicada em inglês, espanhol, italiano, português, chinês, lituano, polonês, italiano e coreano, e outras línguas.

Heck lembrou também a passagem de Alexy pela UFRGS em 1998, quando abriu as comemorações do centenário da Faculdade de Direito. Os livros do jurista compõem a bibliografia básica de disciplinas do curso de Direito da UFRGS. Além disso, algumas de suas obras tiveram a tradução para o português iniciadas no âmbito do grupo de pesquisa "Os direitos fundamentais no plano teórico e no prático", dedicado à Filosofia do Direito e que já formou estudantes da graduação ao doutorado, com trabalhos sobre a obra de Alexy.

Na última terça o renomado jurista passou mais de três horas respondendo perguntas formuladas diretamente pelos estudantes da Faculdade de Direito. Alexy, com a tradução do professor Heck, ouvia atentamente cada questão colocada, e, em seguida, ocupando a tribuna do Salão Nobre da faculdade, respondia apresentando os aspectos centrais de sua obra, demonstrando, claramente, em que seus argumentos se diferenciavam de seus críticos. Hoje pela manhã, o convidado assinou o Livro de Ouro da UFRGS.

Ao anunciar o título, o vice-reitor Rui Vicente Oppermann, presidindo a sessão, disse que o título de Doutor Honoris Causa é a expressão simbólica mais elevada concedida pela Universidade a quem contribui para o desenvolvimento da Universidade e propagado o conhecimento das ciências, das letras e das artes. Ele fechou a cerimônia destacando a figura de Robert Alexy: “Muito obrigado pela sua presença que engrandece a nossa Universidade. Esse foi um dos prêmios mais justos e honrados que concedemos nos últimos tempos”, declarou.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000