Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS concede título de professor emérito a Jayme Werner dos Reis

UFRGS concede título de professor emérito a Jayme Werner dos Reis

Conhecido como Peixinho, homenageado tem longa trajetória na Universidade, iniciada como professor de Educação Física no Colégio de Aplicação
17/04/2018 13:23

Galeria de Imagens

Jayme Werner dos Reis, docente aposentado da ESEFID agraciado nesta terça-feira, 17 de abril, com o título de professor emérito, prestou o primeiro vestibular para Engenharia, mas não obteve sucesso. Seguindo o conselho do seu treinador de natação do Grêmio Náutico União, optou, então, por tentar uma vaga na Escola Superior de Educação Física da UFRGS. O estudante que não conseguira a vaga na Engenharia ingressou na UFRGS como primeiro colocado no vestibular para o curso de Educação Física em 1953. Desde então, são 65 anos ligados à Universidade, passando por atividades como professor, pesquisador, administrador e extensionista, sendo esta última exercida até hoje como instrutor voluntário de natação no Centro de Lazer e Recreação do Idoso (CELARI) da ESEFID/UFRGS.

Na cerimônia de outorga do título, realizada na Sala dos Conselhos, o orador Flávio Antônio de Souza Castro percorreu a trajetória do seu antigo mestre, destacando sua dedicação e comprometimento para que a ESEFID tivesse área e instalações adequadas à formação de educadores físicos. Conforme Souza Castro, o professor Jayme teve importante papel na adequação e na regulamentação do terreno onde hoje situa-se o Campus Olímpico da UFRGS. Também foi um dos responsáveis pela construção do Centro Natatório, cuja primeira piscina com aquecimento ficou pronta em 1976.

O orador destacou ainda as obras publicadas pelo homenageado em uma época em que a pesquisa era apenas incipiente na área da natação e que ainda hoje são referências: Natação e Sua Expressão Psicomotriz, de 1975; Exercícios e Habilidades Aquáticas, de 1982; O ensino da Natação para Pessoas Portadoras de Deficiência, de 2000. Atualmente, Jayme está escrevendo um livro sobre natação para categorias máster. Por fim, Souza Castro agradeceu ao professor Peixinho, como Jayme era chamado por seus alunos, pelo aprendizado e pela convivência.

O professor emérito iniciou sua fala lembrando que sua vida desde sempre se dá nos meios aquático e terrestre. Nascido em 1932, o professor Peixinho já em 1939 integrava a equipe de natação do clube Grêmio Náutico União. Com a vida de atleta, Jayme soube conciliar a pesquisa, a docência, os cargos administrativos na UFRGS (foi vice-diretor da ESEFID, pró-reitor da antiga PRUNI e diretor do Centro Olímpico) e consultorias para implantação de cursos de Educação Física em várias instituições. Mostrando entusiasmo pela prática do esporte, Peixinho não se deixou abalar por problemas de saúde e ainda hoje coleciona títulos em competições máster de natação, mesmo após cirurgias nos ombros e um infarto.

Como professor, além de ensinar esportes aquáticos em clubes, Peixinho também lecionou Educação Física em escolas de Porto Alegre e no Colégio de Aplicação, onde ingressou em 1957. Na ESEFID, atuou de 1964 a 1995, quando se aposentou, mas onde ainda mantém as atividades como extensionista. Sua carreira incluiu também passagens por instituições estrangeiras: Escola Superior de Esportes Alemã de Colônia (Deutsche Sporthochscule – Köln) e na Universidade de Indiana.

O reitor Rui Vicente Oppermann parabenizou o homenageado por suas realizações “dentro e fora da água”, salientando as contribuições do professor Peixinho para a construção da ESEFID. “Essa é uma carreira de uma pessoa que contribui para a sociedade, e essa é a marca da ESEFID, uma unidade com muitas atividades de extensão reconhecidas pela comunidade”, disse Oppermann. Segundo o reitor, a extensão é uma das importantes maneiras que a Universidade tem para se justificar como instituição pública.

Link para o parecer de outorga do título aprovado pelo Conselho Universitário.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000