Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS consolida laços com a Universidade de Surrey

UFRGS consolida laços com a Universidade de Surrey

Parceiras em pesquisas de diversas áreas, instituições formalizam acordo de cooperação acadêmica
27/10/2017 13:14

Representantes da Universidade de Surrey, na Inglaterra, visitaram a UFRGS na manhã desta sexta-feira para tratar sobre o acordo de cooperação entre as instituições. A iniciativa tem o objetivo de consolidar a mobilidade acadêmica de pesquisadores e de incentivar o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos. O encontro aconteceu na Sala II do Gabinete do Reitor.

Recebidos pelo reitor Rui Vicente Oppermann e pelo secretário de Relações Internacionais da UFRGS, Nicolas Maillard, os ingleses Vince Emery e Tom Windle se mostraram surpresos com a quantidade de projetos que as instituições já desenvolvem juntas atualmente. Com o intuito de criar um instrumento que facilite essas iniciativas e coloque em contato pesquisadores que estudam o mesmo tema, a universidade britânica busca consolidar a parceria com a UFRGS.

Com a participação de pesquisadores de áreas como Astronomia, Biotecnologia, Humanidades, Informática, Medicina, Veterinária, os ingleses prospectaram ainda novas oportunidades de diálogo acadêmico com a UFRGS. Os cientistas apresentaram brevemente os estudos em andamento e as possibilidades de cooperação com Surrey dentro de cada área.

A UFRGS apresentou alguns de seus assuntos de interesse, destacando que oferece aulas em inglês em diversos programas de pós-graduação e que disponibiliza cursos de português para estrangeiros. Para o reitor Rui Vicente Oppermann, a aproximação com Surrey é de grande interesse institucional, pois se insere em um contexto em que há autonomia para as próprias universidades estabelecerem suas estratégias de internacionalização.

O encontro contou com a presença do chefe de Gabinete João Mello, do pró-reitor de Pesquisa Luís Lamb. Representando as unidades acadêmicas, compareceram: Alan Brito (Instituto de Física), Ana Chies (Instituto de Física), Guido Lenz (CBIOT), Lucas Brito (IFCH), Luciano Goldani (Faculdade de Medicina) e Stella Valle (Faculdade de Veterinária).

Tom Windle reforçou a importância da formalização das parcerias entre UFRGS e Universidade de Surrey - Foto: Gustavo Diehl/UFRGS

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000