Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS discute dados, acesso aberto e conhecimento sensível

UFRGS discute dados, acesso aberto e conhecimento sensível

Evento integra comemoração dos 10 anos do Lume, repositório digital da Universidade
28/05/2018 17:17

Acontece, nesta terça-feira, dia 29, o seminário sobre Acesso Aberto e Conhecimento Sensível na Sala II do Salão de Atos (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro). A atividade integra a comemoração dos 10 anos do Lume, repositório digital da UFRGS, considerado o segundo melhor repositório digital da América Latina.

No evento, os palestrantes discutem com o público sobre o estado atual e as perspectivas do movimento de acesso aberto; o funcionamento da publicação de periódicos nesse modelo, abrangendo os modelos de financiamento e maximização da visibilidade e impacto; e os direitos autorais, abordando limitações e exceções da legislação de direito autoral no Brasil em ambientes digitais, em especial em relação à produção de trabalhos acadêmico-científicos.

Também serão tratados assuntos relacionados a conhecimento sensível, como ações para o desenvolvimento da cultura de proteção ao conhecimento sensível, sigiloso ou estratégico, nas Universidades, principalmente no que se refere ao desenvolvimento de publicações acadêmico-científicas, bem como às ameaças e às medidas de proteção do conhecimento produzido nas instituições acadêmicas.

O Seminário terá transmitido ao vivo pela Rede Multivídeos. Outras informações sobre o Seminário pelo telefone (51) 3308-5071 ou pelo e-mail bdigital@cpd.ufrgs.br.

Consulte a programação completa:

13h30min – Cerimônia de abertura

14h10 min – Acesso aberto

Palestrante: Bianca Amaro de Melo, Coordenadora Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados – CGPC, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT

15h10min – Conhecimento sensível

Palestrante: Valdir Miguel Langbeck Soares, superintendente Estadual Rio Grande do Sul da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN)

16h10min – Lume: trajetória, nova versão e perspectivas

Palestrante: Caterina Groposo Pavão, bibliotecária integrante da equipe gestora do Lume

17h15min – Encerramento

Notícia relacionada Maior repositório entre as IFES, Lume completa uma década de existência

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000