Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS divulga datas de próximos chamamentos para vagas remanescentes de SiSU e Vestibular 2020

UFRGS divulga datas de próximos chamamentos para vagas remanescentes de SiSU e Vestibular 2020

Envio de documentos será virtual, e atendimento presencial, em casos excepcionais, será realizado de forma limitada e de acordo com protocolos sanitários
09/11/2020 17:51

A Pró-Reitoria de Ensino (Proens) divulga novas datas de chamamentos para vagas remanescentes dos processos seletivos do Concurso Vestibular 2020 e do Sistema de Seleção Unificada (SiSU UFRGS) 2020. A retomada será em 20 de novembro. Os candidatos deverão acompanhar os prazos de envio de documentos e as comprovações necessárias, que seguem as mesmas já definidas no Manual do Candidato do Vestibular 2020 e no Edital do SiSU na UFRGS. É preciso observar atentamente o semestre de ingresso de chamamento e o andamento das atividades acadêmicas na UFRGS, visto que o calendário acadêmico está sendo adaptado por causa da pandemia de covid-19.

As datas de publicação dos chamamentos são as seguintes: 20 de novembro e 30 de novembro. O processo de encaminhamento da documentação será realizado de forma online, de acordo com prazo específico para cada um dos editais e que serão divulgados nos próprios editais de chamamento. Em casos excepcionais haverá atendimento presencial, respeitando as orientações sanitárias (veja abaixo). A segunda etapa de matrícula para os ingressantes em 2020/2, que acontece após a homologação dos documentos, será definida no calendário acadêmico ainda em processo de aprovação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

A Comissão Coordenadora do Ingresso reforça que os candidatos que se encontram em vias de serem chamados, de acordo com o Ordenamento, devem organizar a documentação básica (Documento de Identificação, Certificado de Conclusão e Histórico Escolar Completo do Ensino Médio) e, se for o caso, a documentação referente à ação afirmativa de concorrência. Informações detalhadas e esclarecimentos sobre a documentação estão no Portal Ingresso: www.ufrgs.br/ingresso. No portal, é possível consultar, por exemplo, o período especificado nos editais para a maior parte dos documentos de comprovação de renda familiar – maio a julho de 2019 para os ingressantes pelo Vestibular 2020; outubro a dezembro de 2019 para os ingressantes via SiSU UFRGS 2020 (casos específicos devem ser consultados).

Para auxílio no processo de envio, os candidatos devem prioritariamente procurar os atendimentos online:

- Site: https://www.ufrgs.br/ingresso;

- E-mail: ingresso@ufrgs.br;

- Portal do Candidato: Tutorial para envio da documentação (a partir do dia 23 às 8h);

- Facebook da TUAUFRGS: https://www.facebook.com/TUAUFRGS;

- Instagram da TUAUFRGS: https://www.instagram.com/tua.ufrgs;

- Twitter da TUAUFRGS: https://twitter.com/tuaufrgs.

Atendimento presencial restrito

O atendimento presencial ao candidato ocorrerá apenas para dúvidas sobre esses chamamentos e acontecerá no anexo I da Reitoria, Campus Centro, em Porto Alegre (próximo à Sala Redenção – Cinema Universitário), entre os dias 23 e 30 de novembro e 1º a 7 de dezembro (com exceção dos finais de semana), em dois horários: das 9h às 12h e das 14h às 17h. Esse atendimento deve ser buscado em última instância e somente em casos não sanados pelos canais digitais. Dúvidas referentes à regularização de matrícula, processos de análise e recurso já vigentes e chamamentos anteriores não serão atendidos presencialmente neste momento.

Em virtude da pandemia, o atendimento presencial estará restrito a cinco candidatos por vez na sala, os quais, além de respeitarem o distanciamento mínimo de 2 metros, devem estar equipados com máscara de proteção individual e fazer uso de álcool gel. Diante destes procedimentos, os usos de computador e de scanner para inclusão de documentação no Portal estarão permitidos.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000