Você está aqui: Página Inicial Noticias UFRGS divulga lista de leituras obrigatórias para o Vestibular 2014

UFRGS divulga lista de leituras obrigatórias para o Vestibular 2014

Nelson Rodrigues, Lya Luft, Jorge Amado e Murilo Rubião integram a relação de obras que serão cobradas na prova de Literatura de Língua Portuguesa
25/03/2013 10:39

Foi divulgada nesta segunda-feira, dia 25, a relação de leituras obrigatórias para a prova de Literatura de Língua Portuguesa do Vestibular 2014 da UFRGS. As quatro novas obras são: “Terras do Sem Fim“ de Jorge Amado; “Boca de Ouro” de Nelson Rodrigues; doze contos de Murilo Rubião  (1 - O pirotécnico Zacarias;  2 - O ex-mágico da Taberna Minhota; 3 -  Bárbara;  4 - A cidade;  5 - Ofélia, meu cachimbo e o mar; 6 - A flor de vidro; 7 - Os dragões; 8 - Teleco, o coelhinho; 9 - O edifício; 10 - O lodo; 11 - O homem do boné cinzento; 12 - O convidado);  e “As Parceiras”, de Lya Luft.

A relação anunciada pela Comissão Permanente de Seleção da UFRGS (COPERSE) mantém a seleção de obras poéticas de Gregório de Matos Guerra e os livros “O Guardador de Rebanhos”, de Alberto Caeiro (heterônimo de Fernando Pessoa); “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Manuel Antônio de Almeida; “Esaú e Jacó”, de Machado de Assis; “A Educação pela Pedra”, de João Cabral de Melo Neto; “História do Cerco de Lisboa”, de José Saramago; “O Centauro no Jardim”, de Moacyr Scliar; e “Contos Gauchescos”, de João Simões Lopes Neto.

Para o concurso de 2014, saem da lista as obras “Manuelzão e Miguilim (Campo Geral e Uma estória de amor)”, de Guimarães Rosa; “O Pagador de Promessas”, de Dias Gomes; “Feliz Ano Novo”, de Rubem Fonseca; e “O Filho Eterno”, de Cristóvão Tezza.

Desde o Vestibular 2007, a UFRGS divulga a lista de leituras obrigatólrias, com renovação anual que substitui quatro obras. A relação completa dos livros exigidos para o Concurso Vestibular 2014 pode ser conferida no site www.vestibular.ufrgs.br.

 

A diretora do Instituto de Letras Jane Tutikian comentou as novidades da lista, confira:

Dentre os quatro novos autores, chama a atenção a inclusão de "Boca de Ouro", de Nelson Rodrigues. Este é o primeiro texto teatral a integrar a lista de leituras obrigatórias. A que se deveu a escolha desse texto em particular?

Jane Tutikian: Um dos grandes, se não o maior dramaturgo brasileiro, Nelson Rodrigues tem aparecido com muita regularidade nas questões do vestibular da UFRGS. Era a hora de entrar nas leituras obrigatórias. Optamos por "Boca de Ouro" pela qualidade do texto, antes de tudo, mas, evidentemente, pensando também, dentre os seus textos, o que teria acolhida por parte do público jovem.

O contista mineiro Murilo Rubião é outra das novidades. Tido como o primeiro contista do gênero fantástico na literatura brasileira, Rubião permaneceu desconhecido por décadas. Qual o significado da inclusão de um autor de literatura fantástica entre as leituras obrigatórias?

JT: Murilo Rubião não é autor de uma obra vasta, mas de uma obra genial, seus processos narrativos são muito interessantes , assim como sua temática, quando a ruptura com o real está presente na fabulação dos episódios. Enfim, o contista mineiro tem um papel importante na literatura brasileira e entendemos que deveria ser resgatado. Esta é a razão. Escolhemos 12 contos.

Jorge Amado e Lya Luft, autores consagrados e com obras traduzidas em vários países, completam a lista. No caso de Lya, a obra escolhida, "As Parceiras", é seu primeiro romance. Por que este e não outro texto?

JT: Jorge Amado, a exemplo de Nelson Rodrigues, tem aparecido recorrentemente no concurso vestibular em questões, entretanto, não havia, ainda, sido indicado como leitura obrigatória. Era a hora de colocá-lo na lista. Sobre Lya Luft, colocar "As Parceiras", seu primeiro romance, é colocar na lista um de seus romances esteticamente mais bem acabados e também uma forma de homenageá-la.

Se a senhora tivesse de dar um conselho a quem se prepara para o próximo vestibular, o que diria com relação às leituras?

JT: Recomendaria a leitura das obras que compõem a lista com prazer. Isso, para mim, é o fundamental! Quando se lê com prazer, se absorve tudo. E a lista foi, efetivamente, pensada para isso.

UFRGS Notícias nas redes sociais:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000