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UFRGS divulga novos chamamentos das edições de 2022 do Vestibular, SiSU e Biomar

Editais estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Convocados devem realizar o envio de documentos, de acordo com o processo de seleção e a modalidade de ingresso, entre os dias 22 e 28 de junho
21/06/2022 17:48

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) divulgou nesta terça-feira, 21 de junho, novos chamamentos para vagas remanescentes dos processos seletivos de 2022: Vestibular, SiSU e PSE Biologia Marinha (Biomar). As vagas são para ingresso no segundo semestre letivo de 2022 ou no primeiro semestre letivo de 2023 [o ingressante deve conferir a especificidade no edital em que consta seu nome]. Os convocados devem enviar a documentação completa via Portal do Candidato, entre as 9h desta quarta-feira, 22 de junho, e as 23h59 de 28 de junho.

A Comissão Coordenadora do Ingresso em cursos de graduação da UFRGS reforça que o candidato deve observar a documentação comprobatória de sua modalidade de ingresso, de acordo com o Edital e o Manual do Candidato do Vestibular, o Edital do SiSU na UFRGS e o Edital e o Manual do Candidato do PSE Biomar, segundo o processo de ingresso. Novo chamamento está previsto para o dia 29 de junho.

Confira os editais de chamamento

Veja todos os editais de chamamento em: https://www.ufrgs.br/prograd/chamamentos/

A seguir, leia com atenção as orientações a todos os convocados!


Envio de documentos

O envio de documentos comprobatórios deve ser feito pelos convocados via Portal do Candidato (www.portaldocandidato.ufrgs.br), entre as 9h de quarta-feira, dia 22 de junho, e as 23h59 de 28 de junho, terça-feira, em arquivos digitalizados de boa qualidade, com no máximo 5 MB de tamanho, nos formatos .jpg, .jpeg ou .pdf. Os candidatos podem utilizar scanner ou um telefone celular com boa resolução de câmera, e os documentos devem estar legíveis e com boa qualidade, sem cortes ou rasuras.

Portal do Candidato foi testado e homologado somente para uso nos navegadores Firefox e Chrome em computadores do tipo PC, não sendo recomendado o uso de celulares ou tablets para o envio da documentação. É possível acessar um tutorial no Portal do Candidato sobre o envio dos documentos, e também há mais informações sobre o assunto no Portal Ingresso.

Há um bloco de documentos que é obrigatório para TODOS os candidatos, independentemente da modalidade de ingresso. São eles:

  • Certificado de Conclusão e Histórico Escolar completo do Ensino Médio: os dois documentos podem estar em uma mesma folha, e o histórico precisa conter carga horária e componente curricular, ou seja, número de horas cursadas e descrição das disciplinas. Também é necessário que esteja assinado pela autoridade competente. Os documentos são obrigatórios até para o candidato que já possui um curso superior. Em caso de candidato que tenha concluído o Ensino Médio no exterior, é necessária a apresentação de Declaração de Equivalência de Estudos.
  • Documento de identificação atualizado, que contenha fotografia clara do candidato e esteja em bom estado de conservação. Os órgãos expedidores validados estão descritos no edital do processo seletivo, mas são válidos RG, Carteira de Motorista (CNH), Carteira de Trabalho, Passaporte e documentos expedidos por Ordens e Conselhos Profissionais e Forças Armadas, entre outros. Documentos como TRI ou Carteira de Estudante, por exemplo, não são válidos nesse caso;
  • Declaração de ocupação ou não ocupação de outra vaga em curso de graduação de Instituição Pública de Ensino Superior. Este formulário será preenchido digitalmente no Portal do Candidato. O participante que marcar que ocupa uma vaga em Instituição Pública de Ensino Superior neste formulário terá o prazo de até cinco dias úteis após a matrícula presencial (segunda etapa) para se desvincular de um dos cursos.

Além desses documentos, aqueles que ingressam nas vagas de Ações Afirmativas (cotas – L1, L2, L3/L5, L4/L6, L9, L10, L13 e L14) devem enviar a documentação referente à sua modalidade de ingresso. Os documentos necessários para cada caso estão descritos no Edital e no Manual do Candidato Vestibular 2022no Edital do SiSU na UFRGS e no Edital e no Manual do Candidato do PSE Biomar ou no Portal Ingresso.

O ingressante deve ficar atento ao prazo informado para a postagem dos documentos no Portal do Candidato, pois o serviço de envio de documentação é interrompido às 23h59 (horário de Brasília) do dia 28 de junho. O Portal do Candidato foi testado e homologado somente para uso nos navegadores Firefox e Chrome em computadores do tipo PC, não sendo recomendado o uso de celulares ou tablets para o envio da documentação. Ao finalizar o processo, com o envio para análise, o ingressante receberá um comprovante informando que o processo foi finalizado. O não envio dos documentos nesta etapa leva à perda da vaga.

Canais para casos de dúvidas

As informações referentes ao processo de ingresso podem ser consultadas no edital de chamamento. Para auxílio no processo de envio, os candidatos podem procurar os atendimentos online ou presencial:

- Site: https://www.ufrgs.br/ingresso;

- E-mail: ingresso@ufrgs.br (respondido de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h);

- Portal do Candidato: Tutorial para envio da documentação;

- Facebook da TUAUFRGS: https://www.facebook.com/TUAUFRGS;

- Instagram da TUAUFRGS: https://www.instagram.com/tua.ufrgs;

- Twitter da TUAUFRGS: https://twitter.com/tuaufrgs;

atendimento presencial para candidatos em processo de ingresso nos cursos de graduação da Universidade funciona das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Anexo 1 da Reitoria, no Campus Centro, na Avenida Paulo Gama, 110, próximo à Sala Redenção – Cinema Universitário, em Porto Alegre. No local, os interessados podem conversar e tirar dúvidas sobre a documentação necessária para o ingresso. Ressalta-se que é necessário o uso de máscara de proteção facial durante o atendimento.

Depois do envio de documentos

Após a confirmação do envio, o ingressante deve seguir acompanhando a análise da documentação pelo Portal do Candidato e se apresentar para a etapa definitiva de matrícula, às vésperas do início do semestre de ingresso. A homologação é comunicada por meio do próprio Portal do Candidato. Os ingressantes pelas cotas raciais (L2, L4/L6, L10 e L14) devem estar atentos à publicação das listagens de convocação para verificação da autodeclaração étnico-racial e das sessões de verificação da autodeclaração étnico-racial, que serão divulgadas em site próprio.

segunda etapa de matrícula (matrícula de calouros) será realizada de acordo com o semestre de ingresso do candidato. As demais datas, como o início das aulas, estão disponíveis no Calendário Acadêmico.

Próximos chamamentos

  • 29 de junho;
  • 7, 15 e 25 de julho;
  • 2, 10, 18 e 26 de agosto.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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