Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS é destaque no Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2017

UFRGS é destaque no Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2017

ANP entregou Menção Honrosa em homenagem póstuma ao professor Telmo Roberto Strohaecker
05/09/2017 11:49

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizou no final de agosto a entrega do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2017. A cerimônia de premiação rendeu homenagem póstuma ao engenheiro metalúrgico e mestre em Engenharia de Minas, Metalurgia e de Materiais Telmo Roberto Strohaecker, professor titular da UFRGS e coordenador do Laboratório de Metalurgia, a quem foi concedida uma Menção Honrosa.

O projeto da UFRGS Pilotos de Sistemas de Manutenção Preditiva do SSE foi o grande vencedor na categoria “Inovação tecnológica desenvolvida no Brasil por micro, pequena ou média empresa fornecedora brasileira do segmento de petróleo, gás natural e biocombustíveis em colaboração com empresa petrolífera”.  O trabalho desenvolveu uma Plataforma de Gerenciamento de Ativos (PGA), que possibilita o monitoramento histórico e em tempo real da eficiência e da condição dos ativos de um processo industrial. A PGA compreende todo um sistema flexível de aquisição, pré-tratamento, processamento e visualização de dados de processo e resultados de análises de produtos. Através deste software, equipes de produção e acompanhamento podem calcular a eficiência instantânea dos principais equipamentos e processos, realizando os ajustes necessários para otimizá-los. O projeto foi desenvolvido pelo Grupo de Intensificação, Modelagem, Simulação, Controle e Otimização de Processos, vinculado ao Departamento de Engenharia Química da Escola de Engenharia.

Ao Prêmio ANP concorreram unidades de pesquisa de instituições credenciadas conforme regulamentação pertinente da ANP, empresas petrolíferas e empresas brasileiras que desenvolveram no Brasil produtos, processos, metodologias e/ou serviços inovadores para a indústria de petróleo, gás natural e biocombustíveis. Os projetos inscritos foram financiados com pelo menos 20% de recursos da Cláusula de P,D&I presente nos contratos para exploração e produção de petróleo e gás natural. Para concorrer era necessário que o projeto estivesse dentro da temática “Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis”.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000