Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS é destaque no prêmio de arquitetura ArchDaily

UFRGS é destaque no prêmio de arquitetura ArchDaily

Os estudos de Ana Clara Lacerda Menuzzi e Yasmin Feijó Jaskulski foram selecionados entre os 25 melhores TCCs nos países de língua portuguesa em 2021
12/01/2022 10:29

As acadêmicas Ana Clara Lacerda Menuzzi e Yasmin Feijó Jaskulski, da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, receberam destaque no prêmio de arquitetura do site ArchDaily, que relaciona os 25 melhores trabalhos de conclusão de curso (TCC) dos países de língua portuguesa em 2021. No total, foram 230 propostas concorrentes.

Ana foi orientada pela professora Clarice Misockzy de Oliveira no estudo “Intervir em limites: um olhar feminista sobre os viadutos e os corredores de ônibus da cidade de Porto Alegre”. O trabalho estuda os corredores de ônibus e viadutos da capital gaúcha e propõe um Plano de Qualificação para essas estruturas que abrange todo o território municipal, além de uma aplicação do Plano com intervenção no entorno do Viaduto dos Açorianos.

A estudante usou o conceito de limite do livro A imagem da cidade, de Kevin Lynch: um elemento linear não compreendido pelos cidadãos como uma via, mas como barreira entre partes da cidade. Assim, os corredores de ônibus são entendidos como limites por suas barreiras visuais, e os viadutos são assim compreendidos pela estigmatização territorial e insegurança gerada nas pessoas que neles circulam.

O trabalho de Yasmin intitula-se “PlantarEducar em Porto Alegre: novo sistema produtivo para o antigo distrito industrial” e foi orientado pelas professoras Eugênia Aumond Kuhn e Geisa Zanini Rorato. A acadêmica traz sua visão de um futuro sustentável e inclusivo, utilizando o terreno de uma fábrica abandonada no 4.º Distrito de Porto Alegre (Fábrica de Fogões Wallig) e propondo um novo sistema produtivo para o lugar.

A proposta alia produção de alimentos sustentáveis, reintegração social de pessoas em situação de rua, comercialização de produtos e um restaurante-escola, que promoveria cursos de capacitação para população vulnerável de Porto Alegre. Além disso, a jovem pensou em tornar educativo todo o complexo, com circuitos de visitação para escolas da região e para população em geral, ampliando a consciência ambiental e nutricional. O trabalho de Yasmin também recebeu o primeiro lugar no concurso internacional Responsive Cities - Design with Nature.

O ArchDaily realiza anualmente a seleção dos projetos considerados pelo site como mais bem desenvolvidos a fim de apresentar visões inspiradoras e debates para o campo da arquitetura e do urbanismo. Confira a relação completa dos premiados de 2021 neste link.

*com informações do ArchDaily e da Faculdade de Arquitetura

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000