Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS é escolhida para coordenar Top China 2013

UFRGS é escolhida para coordenar Top China 2013

Este é o segundo ano consecutivo em que a Universidade é responsável pelo programa de integração internacional
08/07/2013 17:11

Galeria de imagens

Nesta segunda-feira, o reitor Carlos Alexandre Netto participou da cerimônia de abertura da quinta edição do Programa Top China. Pela segunda vez consecutiva, a instituição é escolhida para ser responsável pela coordenação do projeto de internacionalização acadêmica do Santander Universidades.

Mais de cem bolsistas do programa e professores das instituições participantes estão em Xangai para o evento, que visa a debater sustentabilidade e recursos naturais nos dias atuais. O cônsul geral do Brasil em Xangai, Lincoln Bernardes Jr., também marcou presença na solenidade.

Integram o Top China 22 instituições de ensino superior brasileiras e duas das mais influentes chinesas, a Universidade Shanghai Jiao Tong – onde ocorreu a abertura hoje – e a Universidade de Pequim.

UFRGS no Top China – Compõem a delegação os professores Paulo Waquil, da Faculdade de Ciências Econômicas e Luiz Fernando Cybis, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas; e os estudantes de graduação Guilherme Mattos, Guilherme Morlin, Julia Rosa e Paola Jones.

Na última edição, em 2012, a UFRGS foi escolhida para coordenar o programa devido ao seu pioneirismo nas relações institucionais com universidades chinesas, iniciativa que manteve em 2013.

O Programa – Lançado em 2009, é uma Iniciativa do Santander Universidades que promove o intercâmbio entre Brasil e China para o debate de temas de interesse global, de modo a contribuir com a melhoria da qualidade de vida da humanidade nos ambientes urbanos do futuro. Busca a internacionalização da atividade acadêmica, a aprendizagem da língua e da cultura chinesas, o diálogo e o intercâmbio cultural.

Todos os anos, são selecionados estudantes do Brasil para viajar ao país asiático e realizar um curso de três semanas, que a cada edição tem um tema diferente. Em quatro edições, foram 355 bolsas concedidas a brasileiros para estudarem em instituições chinesas.

Participam alunos das seguintes universidades: Fundação Getúlio Vargas, Grupo Anhanguera, Grupo Laureate, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Mackenzie, PUC-Campinas, PUC-MG, PUC-RIO, PUCRS, Universidade de Caxias do Sul, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Unesp, Unicamp, Unip, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Univali e USP.

 

UFRGS Notícias nas redes sociais:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000