Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS e Instituto Superior de Relações Internacionais de Angola firmam acordo de cooperação

UFRGS e Instituto Superior de Relações Internacionais de Angola firmam acordo de cooperação

17/12/2019 10:39

Galeria de imagens

Foi assinado na manhã desta terça-feira, 17, um acordo de cooperação entre a UFRGS e o Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) do Ministério das Relações Exteriores de Angola. Por meio do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI), o acordo objetiva a colaboração para a formação de profissionais e para a realização de pesquisas em conjunto. No escopo da parceria, está o lançamento, já em 2020, de um doutorado interinstitucional. O ISRI é uma instituição pública angolana de ensino superior que forma diplomatas e oferece graduação e pós-graduação em Relações Internacionais.

O reitor Rui Vicente Oppermann recebeu, no Salão Nobre da Reitoria, o diretor-geral do ISRI, Alfredo Dome, que estava acompanhado do chefe de departamento para os cursos de pós-graduação do Instituto, André da Silva Zembro André, e da representante do Ministério das Relações Exteriores de Angola, Nádia Marília Marques Diogo Ferreira da Silva. Dome destacou a importância da cooperação com a UFRGS: “Queremos trabalhar com os melhores, por isso escolhemos a UFRGS”. Oppermann disse que a iniciativa é estratégica, porque a Universidade defende a parceria sul-sul, que, anteriormente, encontrava ressonância na esfera governamental e agora não mais. “Não podemos abandonar essa estratégia, temos de ampliar, porque a missão da Universidade é também fomentar o desenvolvimento dos países”, afirmou o reitor. Dome também salientou que o acordo reforça os laços sólidos que já existem entre Brasil e Angola.

Participaram também da cerimônia e assinatura a vice-reitora Jane Tutikian, a vice-diretora da Faculdade de Ciências Econômicas, Maria de Lurdes Furno, a coordenadora do PPGEEI, Silvia Ferabolli, e o professor André Luiz Reis da Silva – articulador do acordo –, além do diretor-presidente da FAURGS, Sérgio Nicolaiewsky.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000