Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS e Prefeitura de São Leopoldo assinam convênio

UFRGS e Prefeitura de São Leopoldo assinam convênio

Projeto prevê o desenvolvimento do plano diretor de drenagem urbana da cidade
24/06/2019 18:51

Galeria de imagens

Foi assinado na tarde desta segunda-feira, 24 de junho, o convênio de cooperação entre a UFRGS e a Prefeitura de São Leopoldo para o desenvolvimento do projeto do Plano Diretor de Drenagem Urbana de São Leopoldo. O termo é firmado por meio do Instituto de Pesquisas Hidráulicas - IPH e da Fundação Empresa-Escola da UFRGS e o Serviço Municipal de Água e Esgotos – Semae. Por um período de três anos, alunos do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental realizarão estudos e pesquisas para a drenagem urbana da cidade do Vale dos Sinos que sofre com constantes alagamentos e enchentes.

Durante a cerimônia, Joel Goldenfum, coordenador do projeto na UFRGS, ressaltou que não será simplesmente um trabalho da Universidade para o Semae. “O grande objetivo do convênio é a transferência de conhecimento entre a UFRGS, o Semae e a Prefeitura.”  O diretor-geral do Semae, Nestor Pedro Schwertner, destacou que será um grande aprendizado tanto para a equipe da Secretaria quanto para os estudantes, que criarão um plano diretor de drenagem urbana baseado na realidade da cidade.

O prefeito de São Leopoldo, Ary José Vanazzi, salientou que é um orgulho firmar o convênio com uma universidade pública. “O termo fortalece a Universidade e o Semae, pois vai deixar um trabalho conjunto de diagnóstico, de perspectiva e de planejamento estratégico - de curto, de médio e de longo prazo - para uma cidade de 245 mil habitantes que somente existe por haver 20 quilômetros de diques”, disse.

O reitor apontou que a parceria estabelecida era um belíssimo exemplo de como o conhecimento deve ser construído a partir das necessidades da sociedade. “A oportunidade que é dada aos alunos do IPH de trabalharem dentro de um problema concreto e, com isso, aplicarem os seus conhecimentos, certamente, fará deles profissionais mais competentes”, finaliza.

A solenidade de assinatura contou com as presenças do diretor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas, Carlos André Bulhões Mendes, e do diretor-presidente FEENG, Flávio Sanson Fogliatto. Também estiveram presentes membros da administração central, mestrandos e doutorandos do PPG em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental e servidores da Semae.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000