Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS firma termo de cooperação com ONG Parceiros Voluntários

UFRGS firma termo de cooperação com ONG Parceiros Voluntários

Acordo prevê a revisão da metodologia “Educando para a Transparência e Prestação de Contas”, utilizada pela ONG para treinar parceiros
26/01/2018 13:35

Galeria de Imagens

Em encontro realizado na manhã de hoje, a UFRGS e a organização não governamental Parceiros Voluntários assinaram um protocolo de cooperação, com o objetivo de revisar a metodologia “Educando para a Transparência e Prestação de Contas”. A Escola de Administração, por meio do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas do Terceiro Setor – NIPETS, trará o ponto de vista didático-pedagógico para a revisão da metodologia utilizada pela Parceiros Voluntários em cursos de capacitação voltados a organizações da sociedade civil.

O projeto "Educando para a Transparência e Prestação de Contas" contou com a participação do Núcleo nos anos de 2009-2011, quando o NIPETS fez a avaliação externa. Segundo o coordenador do Núcleo, Pedro Costa, a partir desse acordo, atuarão no projeto, pelo menos, dois professores da EA e discentes de graduação e de pós-graduação. O resultado esperado com a cooperação é a produção de documento técnico com síntese do processo de avaliação dos materiais e  de métodos previstos no projeto, sinalizando diretrizes e mudanças necessárias, e também um documento com o plano pedagógico detalhado do curso de formação em nível de extensão para gestores de organizações sociais. O Educando para a Transparência e Prestação de Contas tem atividades presenciais, semipresenciais e de acompanhamento, para que as OSCs adotem ferramentas de gestão para implementar os princípios de transparência e prestação de contas.

Ex-coordenadora do NIPETS, a professora Rosinha Carrion lembrou que a presidente executiva da Parceiros Voluntários, Maria Elena Pereira Johannpeter, foi uma das incentivadoras da criação do Núcleo em 1994, e que o projeto de transparência e prestação de contas no terceiro setor gerou, inclusive, uma tese de doutorado.

Ao manifestar-se, Maria Elena Pereira Johannpeter contou que o aval da academia é algo buscado desde o início da organização, por se a universidade o agente gerador de conhecimento. A reitora em exercício Jane Tutikian disse que o convênio chegou no momento certo, de maturidade da Universidade, que além de ter se firmado como a melhor universidade federal do país na avaliação do MEC, tem melhorado na gestão, e sua preocupação com a transparência é elevada. “A Parceiros Voluntários pode contar com a Universidade em todo momento”, afirmou a reitora.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000