Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS forma turma da residência multiprofissional e em área profissional da saúde

UFRGS forma turma da residência multiprofissional e em área profissional da saúde

Modalidade de ensino integra diversos cursos e formações. Pela primeira vez, conclusão das residências foi realizada com uma solenidade oficial
08/04/2019 17:18

Neste sábado, dia 6 de abril, foi realizada, no Salão de Atos, a solenidade de formatura da turma de residência multiprofissional e em área profissional da saúde da UFRGS. Foram 43 formandos dos programas de residência, que incluem a Faculdade de Odontologia, a Faculdade de Veterinária, a Escola de Enfermagem, a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) e o Instituto de Psicologia. Esta é a primeira vez que a conclusão das residências é realizada com solenidade oficial.

A Residência em Área Profissional de Saúde é definida como modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, com duração de dois anos, voltada para a educação em serviço e destinada às categorias profissionais que integram a área de saúde, excetuada a médica. Além disso, constitui-se um programa de cooperação intersetorial para favorecer a inserção qualificada dos jovens profissionais da saúde no mercado de trabalho, particularmente em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os programas de residência da UFRGS, oferecidos desde 2014, estão vinculados a diferentes unidades, nas áreas  Biologia, Biomedicina, Farmácia, Nutrição, Odontologia, Medicina Veterinária, Psicologia, Saúde Coletiva, Serviço Social, entre outras. As residências são oferecidas em modalidades multiprofissionais e uniprofissionais.

As residências

Das residências multiprofissionais em área profissional da saúde oferecidas pela UFRGS no último processo seletivo, em novembro de 2018, estão as Residências Multiprofissionais Integradas em Saúde Coletiva, para as seguintes categorias profissionais: Biologia, Enfermagem, Farmácia, Medicina Veterinária, Nutrição, Saúde coletiva e Serviço social; em Saúde da Criança – violências e vulnerabilidades, para  Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social; em Saúde Mental Coletiva, para Enfermagem, Educação Física, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Dentre as residências integradas uniprofissionais, são oferecidos programas na Área de Saúde Bucal, para cirurgiões dentistas, nas especialidades Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais, Estomatologia, Periodontia, Saúde da Família e Comunidade; na Área de Saúde Animal Coletiva, para médicos veterinários, nas áreas de Anestesiologia Veterinária, Cirurgia de Pequenos Animais, Clínica e Cirurgia de Animais Silvestres, Clínica e Cirurgia de Grandes Animais, Clínica Médica de Pequenos Animais, Patologia Clínica, Patologia Veterinária, Diagnóstico por Imagem.

Com informações da coordenação da Comissão de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000